Nas Notícias

Número de doentes infetados com legionella volta a subir

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) atualizou, este domingo, o número de doentes infetados com legionella para 24, sendo que o último balanço, no final do dia de sábado, era de 19 casos.

Numa nota publicada no seu site, o SNS esclarece que “foram diagnosticados, desde o passado dia 31 de outubro, no Hospital S. Francisco Xavier, integrado no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, 24 casos de doença dos legionários, confirmados laboratorialmente”.

Desses 24 casos, “23 doentes passaram pelo Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental”, ao passo que “um outro caso com ligação epidemiológica ao Hospital S. Francisco Xavier foi dagnosticado numa unidade de saúde privada”, pode ler-se.

Além de um doente que já recebeu alta hospitalar, os “restantes mantém-se internados, dos quais dois em unidade de cuidados intensivos, três na urgência e 17 em enfermaria”.

Recorde-se que a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirmou, este sábado em conferência de imprensa, que o número de casos poderia aumentar dado o período de incubação da doença, de dez dias.

Ainda assim, Graça Freitas desdramatizou a situação, dizendo  que não se “trata de um fenómeno extraordinário“, e que a infeção, “apesar de grave, tem tratamento efetivo”.

Em destaque

Subir