Nas Notícias

Número de pacientes à espera de transplante renal está a aumentar, diz SPN

medico 4Já há 2000 pacientes em lista de espera para transplante renal, de acordo com informações da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), que realça ainda que o número está a aumentar.

Dois mil doentes esperam transplante, número que coincide com os novos pacientes que se registam todos os anos. SPN avança com números sobre portugueses com doença renal crónica e alerta para o problema das listas de espera nos transplantes, que estão a aumentar.

De acordo com aquela sociedade, existem em Portugal aproximadamente 800 mil pessoas que padecem de doença renal crónica, sendo que, todos os anos, há 2000 novos doentes. A lista de pacientes cresce, mas a lista de espera acompanha a tendência.

A SPN assinala uma redução de cirurgias e destaca o facto de “as pessoas com insuficiência renal terem três vezes mais probabilidade” de padecer de doenças do coração – neste mês de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração.

“As pessoas com insuficiência renal têm três vezes mais probabilidade de ter doenças do coração e, adicionalmente, a pressão arterial elevada provoca tantos dados nos rins como no coração. Quanto mais avançada for a falência dos rins, maior é a probabilidade de haver também doença cardiovascular”, realça o presidente da SPN, Fernando Nolasco, citado pelo Correio da Manhã.

Para evitar esses problemas de saúde, esta entidade aconselha a adoção de hábitos saudáveis, com caminhadas frequentes, prática de desporto e consumo de líquidos.

Em destaque

Subir