Categorias: Economia

Número de famílias incapazes de pagar crédito da casa perto de máximos de 2012

Aumenta o número de famílias que não conseguem pagar o crédito da casa, segundo o Banco de Portugal, o que leva o Fisco a penhorar e vender 189 imóveis por dia. Quase 150 mil agregados apresentavam, em março, crédito de compra vencido, o que coloca Portugal perto dos máximos históricos atingidos em 2012, quando 150 300 famílias se encontravam nesta situação.

Cada vez mais famílias entraram em incumprimento no crédito à habitação, em Portugal. De acordo com dados do BdP citados pelo Diário de Notícias e pelo Dinheiro Vivo, quase 149 800 agregados apresentavam-se, em março, com empréstimos vencidos.

Natália Nunes, do gabinete de sobreendividados da Deco, refere àqueles dois jornais que “famílias estão numa situação muito mais difícil do que no ano passado e do que no início da crise”.

Em comparação com esse período, nota-se uma incapacidade maior das famílias em cumprir com os empréstimos à habitação porque, aquando do início da crise, havia poupanças que entretanto foram utilizadas para enfrentar as dificuldades.

“Hoje, essa rede de proteção é inexistente”, salienta Natália Nunes aos mesmos jornais. E sem redes, as famílias estão a entrar, cada vez mais, em incumprimento.

Estes números colocam Portugal perto dos máximos atingidos em 2012, quando 150 300 famílias se encontravam nesta situação.

“Depois de um pico em julho de 2012 – quando pela primeira vez chegaram às 150 mil famílias –, o número de falhas graves com pagamentos de créditos à habitação começou a descer. Dois anos depois uma informação da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal revela que, subitamente, em março passado, esse valor voltou a aproximar-se do anterior patamar”, realça o Diário de Notícias.

Diariamente, o Fisco penhora 189 casas, que são colocadas à venda. E também todos os dias há 80 novas famílias que entram em incumprimento.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias