Cultura

Número de espectadores do Teatro Nacional São João cresce 47 por cento

Até ao momento, em 2015, cerca de 95 mil pessoas assistiram aos espetáculos do Teatro Nacional São João (TNSJ), o que representa um aumento assinalável.

Neste ano, os espaços do TNSJ acolheram mais de 60 espetáculos. Em 2016, está já confirmada a digressão internacional da peça Neva.

O Teatro Nacional São João apresentou a programação para o primeiro trimestre de 2016. O momento foi também de balanço, com Francisca Carneiro Fernandes, presidente do conselho de administração do TNSJ, a apresentar os resultados da gestão dos vários espaços da Casa – TNSJ, Teatro Carlos Alberto e Mosteiro de São Bento da Vitória – desde 2008 até 2015.

Até ao momento, em 2015, cerca de 95 mil pessoas assistiram aos espetáculos do TNSJ, considerando as digressões nacionais e internacionais, o que corresponde a um crescimento de 47 por cento, comparativamente a 2008.

Em 2015, os espaços do TNSJ acolheram mais de 60 espetáculos, mais 30 por cento do que em 2008, e 777 récitas, um aumento de 96 por cento em sete anos. Francisca Carneiro Fernandes referiu também o esforço que tem vindo a ser levado a cabo na redução “ao mínimo dos custos de estrutura”.

Registe-se que o orçamento da atividade programática do TNSJ sofreu um corte de 52 por cento entre 2008 e 2015, e de 86 por cento na realização de produções próprias, tendo ainda a indeminização compensatória decrescido 22 por cento.

No que toca à afirmação internacional, Francisca Carneiro Fernandes mencionou o facto de o TNSJ, único membro nacional da União dos Teatros da Europa (UTE), ter sido eleito unanimemente, após uma interrupção de dois anos imposta pelos Estatutos, para integrar novamente o conselho de administração da entidade que reúne os mais relevantes teatros europeus. Em novembro de 2016, o TNSJ será o anfitrião da assembleia geral da instituição.

A presidente do conselho de administração abordou ainda a participação do TNSJ na PEARLE (Performing Arts Employers Associations League Europe), juntamente com a OPART e o TNDM II.

“Estamos há vários anos empenhados em agregar os agentes culturais nacionais através da criação da primeira associação de empregadores das artes performativas portuguesas, o que, juntamente com os dois outros teatros nacionais, contamos levar a cabo muito proximamente”, referiu a responsável.

Relativamente às digressões internacionais previstas para 2016, está já confirmada a apresentação no Luxemburgo, em novembro de 2016, do espetáculo Neva, de Guillermo Calderón, que se estreou em outubro no Teatro Carlos Alberto. Encenada por João Reis, a peça, que se apresentou com enorme sucesso no Porto e em Lisboa, resulta de uma coprodução do TNSJ e de O Lince Viaja.

Em destaque

Subir