Nas Notícias

Número de diabéticos duplicará até 2030

Federação Internacional da Diabetes adianta que o número de diabéticos vai duplicar, até 2030. Em Portugal, essa fasquia deverá ser ultrapassada em 2025. Cerca de v240 milhões de pessoas sofrem da doença, em todo o mundo. 

Numa altura em que Portugal conhece dados preocupantes relativamente à evolução da doença na última década, a Federação Internacional de Diabetes avança com outros números: seis por cento da população padece da doença, mas este número vai duplicar nas próximas duas décadas.

Os dados nacionais são bem superiores à média mundial, já que 10 por cento dos portugueses sofrem de diabetes e este número está a agravar-se, ano após ano, sendo que grande parte dos casos ainda está por diagnosticar.

Há quatro amputações diárias, em Portugal e em média, resultantes desta doença, número que deverá crescer, em virtude do envelhecimento da população e dos maus hábitos alimentares.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, José Manuel Boavida, Portugal deverá ver duplicado o número de pacientes, até 2025. Por outro lado, a mortalidade associada à doença também apresenta indicadores cada vez mais preocupantes..

Em destaque

Subir