Apresentações/Novidades

Novos Smart já foram revelados mas só são lançados em Novembro

SmartForTwo114SmartForTwo114 600O novo Smart Fortwo foi revelado esta semana em Berlim mas só será lançado em Novembro, altura em que se iniciará também a comercialização do novo ForFour, que partilha a mesma estética com o modelo mais pequeno e popular da marca.

Para além de uma nova secção dianteira, que agora é saliente em relação ao pára brisas e possui óticas bem diferentes das gerações anteriores, o novo Fortwo distingue-se também pela forma como foi desenvolvido, já que desta vez a Mercedes-Benz trabalhou em colaboração com a Renault na partilha de 70 por cento dos componentes do novo Twingo.

Se para o pequeno modelo da marca do losango a tração traseira é uma novidade, para o novo Smart a inovação será o motor comum, ainda que em termos de estrutura o Fortwo tenha o mesmo comprimento (2,6m), sendo agora mais largo (10 cm) e mais baixo (2cm).

O espaço a bordo do novo Smart Fortwo é por isso ligeiramente melhorada, dada a maior distância entre eixos (1,87m), bem como a bagageira, que passa a oferecer um volume de 260 litros (350 se for cheia até ao teto).

SmartForFour114 600No FourFour, que já concorre noutro segmento, pois possui cinco portas e quatro lugares, o comprimento é de 3,4 metros mas a bagageira fica-se apenas pelos 185 litros, ainda que possa crescer até aos 975 litros ao rebater os bancos traseiros.

Em ambos os modelos os motores propostos são dois blocos três cilindros a gasolina, um sem turbo com 81 cv de potência e outro com turbocompressor que eleva a potência para 90 cv. Mais tarde surgirá outro três cilindros menos potente, para uma versão de base com 61 cv.

Os problemas sentidos com as transmissões nas anteriores gerações do Smart ForTwo levaram a Mercedes a montar pela primeira vez uma caixa manual de cinco velocidades no modelo, embora esteja também disponível uma automática de seis velocidades.

Em destaque

Subir