Apresentações/Novidades

Novo Volkswagen Passat mais ‘premium’ e exclusivo que o antecessor

Passat114Passat114 600A oitava geração do Volkswagen Passat chega este mês ao mercado português, completando assim a renovação da gama da marca de Volfsburgo, num segmento muito importante em termos globais.

Revelado pela primeira vez no Salão de Paris, o novo Passat possui uma tendência estética seguida em anteriores modelos da marca para segmentos mais baixos, prometendo níveis de qualidade e equipamento que o aproximam cada vez mais das propostas ‘premium’ do seu segmento.

Nesse aspeto este novo Volkswagen segue à risca as diretivas do presidente da marca, Martin Winterkorn, de mais valorização do produto com o princípio ‘value for money’.

Desenhado no centro de estilo da Volkswagen em Potsdam, esta oitava geração do Passat respeita alguns princípios defendidos do ‘designer’ Walter da Silva, que impôs o seu estilo desde que trocou a SEAT pela marca do Volfsburgo.

Um estilo limpo, sem grandes exercícios de criatividade, marcam a sobriedade do novo Passat, com vincos simples e luzes LED na traseira, que assinalam os intens tecnológicos oferecidos, entre os quais se destaca o Dynamic Light Assist – que controla a utilização das luzes dianteiras.

Embora aparente ser espartano o novo modelo é mais pequeno do que o seu antecessor, pois adota a flexível plataforma MQB, que também já ‘serviu’ o Golf, sendo construído em aços de alta resistência elástica, mas com uma estrutura mais rígida e resistente à torção, sendo simultaneamente leve, pois ‘poupa’ 85 kg em relação à sétima geração do Passat.

Com 4,7 metros de comprimento, por 1,8 de largura e 1,4 de altura, o novo sedan de Volfsburgo permite de facto uma maior habitabilidade aos cinco ocupantes, que também beneficiam de uma suspensão redesenhada e mais leve.

Passat214 600O interior sofreu grandes modificações, nomeadamente um novo tablier e painel de instrumentos, com uma melhoria substancial na qualidade dos materiais empregues no habitáculo.

Em todas as versões é disponiblizado de série o sistema Keyless Go, sistema de indicador de fadiga, indicador da pressão dos pneus, travão de estacionalemento eletrónico com função Auto Hold, sistema de ajuda ao estacionamento com sensores dianteiros e traseiros, ecrã tátil de 6,5 polegadas, ecrâ multifunções Plues eBluetooth.

O nível Conforline acrescenta o sistema Front Assist com o assistente de travahem de emergência emergência em cidade (City Emergency Braking), o ar condicionado com três zonas de regulação, pacote Light and Sight, cruise control e jantes em liga leve de 16 polegadas.

Para o nível Highline estão reservados os revestimentos em couro e alcântara, luzes traseiras escuderecidas em LED, o indicador multifunções ‘premium’, o cruise control adaptativo e as jantes de 17 polegadas.

A bagageira do novo Volkswagen Passat aumentou em 47 litros, passando a ter 650 litros de volume, aumentado para 1780 com o rebatimento dos bancos traseiros, sendo que os ocupantes dos mesmos usufruem de mais espaço para ombros e pernas.

Passat314 600Nesta fase de lançamento a versão mais básica do novo Volkswagen Passat é o 1.6 TDi (120 v) Trendline, proposta a 32.230 euros, embora o seu consumo se aproxime do 2.0 TDi BMTI, que reclama uma média de 4m1 litros a cada 100 km, para emissões de CO2 na ordem de 108gr/km.

A gama disponiliza este motor com 150 e 190 cv, para além dos propulsores a gasolina 1.4 TSi (125 cv e 150 cv), 1.8 TSi e 2.0TSi (280cv), estes dois últimos apenas mediante encomenda.

Em destaque

Subir