Apresentações/Novidades

Novo Skoda Fabia vai ser apresentado em Outubro em Paris

SkodaFabia114SkodaFabia114 600O principal modelo utilitário da Skoda, o Fabia, vai ser apresentado em Outubro no Salão de Paris, e reserva algumas novidades. Para além de uma estética que a aproxima do ‘primo’ Volkswagen Polo, esta nova geração do carro de Mlada Boleslav utiliza também a plataforma MQB da marca de Volfsburgo.

Para além do design criado no ‘concept’ VisionD, o novo Fabia exibe interiores que o aproximam mais de um modelo ‘premium’ pelo requinte a bordo, para além de mais espaço do que o seu antecesor, que ainda será maior na carrinha que também está prevista nesta nova geração.

As dimensões mais generosas do novo Fabia também se devem ao facto de ser mais comprido do que o seu antecessor, antingo quase quatro metros, mas também é mais largo, apesar de mais baixo (cerca de três centímetros). Este aumento também melhorou a habitabilidade dos bancos traseiros, bem como a bagageira, que passa dos 315 para os 330 litros de volume.

Acima de tudo os responsáveis da marca checa procuraram que o seu novo utilitário fosse mais eficiente – podendo ter um consumo inferior ao do seu antecesor em cerca de 17 por cento. O que foi conseguido também através de um ‘emagrecimento’ baixando o peso do conjunto (que pode chegar aos 980 kg), quer pela adoção de uma nova gama de motores, sendo que haverá quatro novos blocos a gasolina e três a diesel.

SkodaFabia214 600O maior atrativo virá do três cilindros turbo diesel de 1,4 litros numa liga de alumínio e liga leve, com três três configurações de potência, que vão dos 74 cv aos 105 cv, passando pelos 90 v. Na ‘família’ a gasolina haverá um três cilindros de 1,0 litros três cilindros MPI, bem como dois 1,2 litros quatro cilindros TSi.  Em termos de transmissões estarão disponíveis quer a caixa manual de cinco velocidades, quer a automática DSG.

Em destaque

Subir