Tecnologia

Novo serviço do MEO permite-lhe poupar energia

electricidade_1Chama-se Energy e é um novo serviço lançado esta terça-feira pela Portugal Telecom para a plataforma MEO. Dados mostrados na televisão ou no computador permite reduzir consideravelmente os gastos com energia nas habitações.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa ISA (Intelligent Sensing Anywhere) e permite ao cliente ter um maior controlo sobre aquilo que está a gastar em casa. O dispositivo é ligado à corrente elétrica e transfere para a televisão ou para o computador os dados relativos ao consumo energético.

Depois, cabe ao cliente fazer a análise dos gastos, quer seja em tempo real, a curto, médio ou longo prazo. Entre toda a informação que é disponibilizada, o cliente MEO terá também à sua disposição dados sobre por exemplo eletrodomésticos que podem ser desligados de forma a baixar o consumo.

O aparelho da Portugal Telecom tem o preço de 89 euros, pago de uma só vez, não tendo portanto qualquer mensalidade associada. De acordo com a PT, na hora de apresentação do novo serviço, este tipo de produto, devido ao custo, ainda não estará ao alcance de todos os clientes. Contudo, a empresa portuguesa pretende num futuro próximo conseguir comercializar o mesmo a um preço mais baixo.

Relativamente ao investimento em si, a companhia responsável pelo novo serviço acredita que qualquer cliente, ao fim de cerca de sete ou oito meses, terá o retorno do que investiu com o que irá poupar na fatura mensal de eletricidade.

Saiba mais em www.meo.pt/energy.

Em destaque

Subir