Novo Seat Leon promete o melhor de dois mundos

Os interiores não deslumbram, com um tablier que faz lembrar em tudo o mais recente Ibiza. Mas está lá tudo aquilo que esperaríamos num modelo do segmento médio.

A parte superior da consola engloba as saídas da ventilação e o ecrã tátil – que integra o sistema de entretenimento e informação, nomeadamente o sistema operativo Easy Connect, que controla o dispositivo de som da marca, bem como outras funções num ecrã com 5,8 polegadas.

Embora não seja uma referência em termos de tecnologia, o novo Leon já dispõe de faróis com LED integral, sendo o primeiro modelo do segmento a incluí-lo de série. Isto para além dos mais comuns sistemas Start & Stop e de Recuperação de Energia na versão Ecomotive.

Para já a gama incluirá motores de injeção direta e turbocompressor diesel (TDi) e gasolina (TSi), e inicia-se no bloco 1,2 litros com 86cv e 105 cv. Seguem-se o 1.4 TSi de 122 cv, o 1.6 TDi de 90 cv e o novo 1.6 TDi de 105 cv – que promete um consumo médio abaixo dos 4 litros aos 100 km e 99 g/km de emissões de CO2.

No topo da oferta está o 1.8 TSi de 180 cv, estando prevista para mais tarde a motorização desportiva diesel; a mais recente evolução do bloco 2.0 TDi com 184 cv de potência.

Obviamente que o requinte a bordo do novo Leon estará diretamente ligado ao seu nível de equipamento, que tem quarto opções – Entry, Reference, Style e FR – sendo esta última a conhecida sigla para a versão mais desportiva nas motorizações mais potentes – 1.4 TSi de 122cv e 140 cv, 1.8 TSi de 180 cv e 2.0 TDi de 150 cv.

Para já o novo Seat está apenas disponível em carroçarias de cinco portas, mas está prometido que mais tarde surgirá uma de três portas, denominada SC, e uma carrinha, a ST. As quais deverão ser apresentadas nos salões de Frankfurt (Setembro deste ano) e Genebra (Março de 2014).

Os preços da terceira geração do Leon são claramente competitivos, iniciando-se nos 18.851 euros da versão 1.2 TSi Entry 82 cv, passando pelos 23.661 euros do 1.4 TSi Style e 21.971 euros do 1.6 TDi Entry 90 cv, até aos 28.701 euros do 1.8 TSi FR 180 cv e os 32.801 euros do 2.0 TDi FR 150 cv.

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

15 de maio, nasce Humberto Delgado, o ‘General sem Medo’

Hoje é dia de recordar Humberto Delgado, militar português da Força Aérea, um dos grandes…

há % dias

14 de maio, morrem Frank Sinatra e B.B. King

A morte do eterno Frank Sinatra é assinalada hoje, data em que, em 1998, parte…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias