Tecnologia

Novo satélite em colisão com a terra deve cair no próximo fim de semana

rosat_1Depois do alarido à volta do satélite NARS, da NASA, que caiu na terra no passado mês de setembro, agora está em ‘viagem’ outro, desta vez alemão. Agência afirma que a probabilidade de ferir uma pessoa é de 1 para 2000.

A chuva de satélites não para. Depois do NARS, satélite que caiu no oceano Pacífico no passado mês de setembro, agora é o ROSAT, outro satélite, desta vez alemão, que se dirige para o nosso planeta. Embora tivesse deixado de funcionar há 12 anos, só agora o aparelho vai mesmo terminar a sua função, depois de 21 anos no Espaço.

A Agência Espacial Alemã afirma que a queda estava prevista apenas para o mês de novembro, mas o aumento do calor proveniente do Sol, fez com que a viagem fosse antecipada em cerca de 15 dias.

Curiosamente, assim como foi na altura noticiado sobre o NARS, que estava previsto partir-se em 26 pedaços, o ROSAT partir-se-á, ao que tudo indica, em 30 partes na altura do contacto com a atmosfera da Terra.

Embora mais pequeno e mais leve, com cerca de duas toneladas e meia (o NARS pesava seis), a probabilidade de atingir uma pessoa é maior. 1 para 2000, enquanto que o NARS era de 1 para 3600.

Para já ainda não são avançadas regiões possíveis para a queda do satélite.

Em destaque

Subir