Apresentações/Novidades

Novo Range Rover Sport estreia tecnologia

LandRoverSport

A gama Range Rover surgiu com uma nova versão Sport mais ‘vitaminada’. Equipada com um novo motor diesel 2 litros com 240 cv de potência (e um torque de 500 Nm) esta variante promete ser super em termos de performance.

Sob o capot está um bloco Ingenium de origem Jaguar desigando por SD4, que é o primeiro do grupo a adotar um segundo turbo compressor.

Para já este novo Range Rover Sport surgirá numa carroçaria de cinco portas, ainda que com opção de suspensões convencionais – molas helicoidais – ou pneumática.

Outra novidade são os sistemas de auxílio à condução e assistência avançada do reboque, de assistência nos ângulos mortos, que recorrem a uma câmara virada para traseira projetando a imagem no ecrã de bordo central, monitorizando a direção do reboque através do controlo rotativo do sistema Terrain Response 2. Acresce a isto o sistema limitador de velocidade.

LandRoverSport2

Também faz agora parte do equipamento o sistema InControl Touch Pro, que inclui um ecrã tátil de 10 polegadas e conectividade com smartphones e função InControl Remto Premio, que permite monitorizar o veículo através de uma aplicação específica para smartphone, permitindo coisas como consultar a quilometragem, o nível de combustível, trancar as portas, fecho centralizado ou controlar o ar condicionado.

Nas versões Dynamic há agora vários elementos distintos em preto brilhante – grelhas dianteira, capot e laterais, jantes, caixas dos espelhos e anagrama do capot e na tampa da bagageira e pinças de travão em vermelho. Para além do logotipo Sport.

Os motores turboalimentandos não têm tradição na Jaguar Land Rover, mas com este Range Rover está dado o passo para isso ser alterado, recorrendo a compressores sequenciais, que vão permitir uma redução substancial do consumo médio. Fala-se de 6,2 litros a cada 100 km e emissões de CO2 de 164 g/km.

Outra particularidade deste motor é o facto de obrigar dos veículos que estejam equipados com ele ostentem uma ponteira de escape dupla, sendo que no Range Rover Sport estão colocados nas extremidades do pára-choques posterior.

LandRoverSport1

Mas não se pense que este será o único diesel disponibilizado no Range Rover, pois continuam a existir o 3,0 litros V6 de 258 cv (600 Nm) na versão TDV6 ou de 306 cv (700 Nm) na versão SDV6 e o 4,4 litros V8 de 339 cv (740 Nm).

Nos motores a gasolina não há alterações, com o 5,0 litros V8 Supercharged de 510 cv (625 Nm) e de 550 cv (680 Nm), que utiliza um compressor volumétrico.

Em destaque

Subir