Nas Notícias

Novo portal do IEFP apresentado: Maior interação do serviço público de emprego

iefp novo portalO novo portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional foi apresentado, afirmando-se como uma ferramenta de maior proximidade, com mais funcionalidades e mais interação do serviço público de emprego com as pessoas e com os empregadores.

Este projeto nasce da necessidade de modernizar e reforçar a proximidade e interação do serviço público de emprego com os cidadãos, com as empresas e com as organizações da economia social.

O novo portal é um projeto dinâmico e evolutivo que privilegia as áreas nucleares de atuação do IEFP, o emprego, a formação e a reabilitação profissional.

Cada utilizador registado, individual ou organizacional, vai poder dispor de uma página exclusiva e privada onde pode guardar ou receber informação útil relacionada com as suas áreas de interesse.

Com um design simples, disponibiliza conteúdos numa linguagem objetiva, de pesquisa fácil e intuitiva, de acordo com os padrões tecnológicos da Web 3.0, também conhecida por Web semântica.

Entre as muitas inovações funcionais destacam-se a maior acessibilidade, a navegação adaptável a smartphones e tablets e a possibilidade de partilha de conteúdos nas redes sociais. O novo portal do IEFP é mais simples.

O investimento atingiu os 140 mil euros, sendo que 65 por cento deste valor provém de financiamento comunitário.

Estima-se que haja menos 24 mil atendimentos presenciais por mês, nos Centros do IEFP, o que corresponde a uma economia para os cidadãos superior a 500 mil euros por ano, na primeira fase, poupança que deverá crescer para aproximadamente um milhão de euros por ano.

Os recursos humanos do IEFP libertados – gestores de carreira e das ofertas – vão permitir um atendimento tecnicamente mais qualificado, eficaz e eficiente. Num futuro próximo, o portal terá novas funcionalidades.

Em destaque

Subir