Apresentações/Novidades

Novo Peugeot 508 já chegou e propõe mais tecnologia

Com um design inovador, mas que se enquadra na linha estética da marca, o novo Peugeot 508 chegou agora ao mercado português prometendo colocar em respeito os seus mais diretos concorrentes no segmento médio superior.

‘Cartão de visita’ do novo modelo de Sochaux, a secção dianteira projeta uma assinatura estética simultaneamente sóbria e moderna, com destaque para o conjunto óticas/grelha Full LED que alinha pela mesma bitola Peugeot Instinct dos mais recentes modelos da marca do leão.

Já o perfil deste novo 508 – que utiliza a plataforma EMP2 – sobressai pela linha de ‘anca’ ,que se prolonga das óticas posteriores até aos pilares dianteiros. A estética da secção traseira é completamente nova, destacando-se as novas óticas Full Led tridimensionais – de intensidade adaptativa – interligadas por um elemento retrorefletor onde se insere também o logo da marca.

É um design fluído, uma silhueta clássica para um seda cinco portas que integra a mais recente tecnologia Peugeot, com destaque para o i-Cockpit da marca. Uma evolução que também se traduz nas cinco motorizações disponibilizadas, que já respeitam as normas ambientais Euro 6,2d-temp.

No diz respeito ao espaço entre bancos, o novo 508 é três centímetros mais generoso, ainda que as quotas de comprimento do habitáculo não tenham crescido. O acesso ao compartimento de bagagem também é mais fácil pelo recurso ao sistema ‘Easy Open’. que permite otimizar a colocação de objetos a partir do interior graças a uma chapeleira Full Acess desmontável. O volume da mesma cresce para 1.537 litros com o rebatimento dos bancos posteriores.

No interior deste novo sedan sobressai a mais recente interpretação do Peugeot i-Cockpit, que tem como elementos essenciais o volante compacto, um grande ecrã ‘touchscreen’ HD capacitivo com 10 polegadas e formato 8/3 e um painel de instrumentos ‘head-up display’ digital e de alta resolução com 12,3 polegadas.

Inteiramente parametrizável e personalizável (tem 6 modos de visualização diferentes), este painel está posicionado sobre o aro do volante e agrupa, bem no eixo de visão para a estrada, todas as informações úteis à condução (incluindo a inédita visão noturna), contando com um ‘touchscreen’ central perfeitamente integrado no tablier, praticamente ao mesmo nível do painel de instrumentos.

No nível de equipamento de entrada (Active) , o ‘touchscreen’ capacitivo passa a ser de alta definição e de 10 polegadas a partir do nível Allure. É acompanhado por um conjunto de 7 ‘toggle switches’ (teclas tipo piano) integrados no corpo do tablier e que possibilitam um acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone, aplicações móveis e i-Cockpit Amplify.

Em evidência na consola central o comando da caixa automática de oito velocidades (EAT8) é de funcionamento elétrico por impulsos. Atua, igualmente, nas funções dinâmicas do automóvel, através do seletor do modo de condução (ECO/Sport/Confort/Normal), sendo ainda enriquecido com o controlo do amortecimento, no caso das versões equipadas com suspensão pilotada.

A redução do peso (70 kg) do novo Peugeot 508 foi conseguido através de uma nova técnica de soldadura, que também permitiu uma maior rigidez, ao mesmo tempo que a adoção de um berço filtrado assegura uma maior suavidade da suspensão, cujo trem traseiro multi-braços e o amortecimento variável pilotado garante um compromisso ideal para grandes viagens.

Na opção pelo prazer de condução deste novo modelo de Sochaux também se destaca a calibração da direção com assistência elétrica para garantir um compromisso suavidade/firmeza em todas as situações de condução, conferindo uma capacidade de manobra fora do comum.

Também não foi esquecido um conjunto de ajudas à condução de última geração, entre as quais se destacam o sistema de visão noturna, o alerta de risco de colisão, o reconhecimento da sinalização, o alerta de atenção do condutor, o cruise control adaptativo com função stop & go ou a ajuda à manutenção na via de circulação.
Completam o ‘bouquet’ os sistemas Visiopark (visão a 360 graus) e o Full Park Assist, com função perimétrica Flankguard (na versão com caixa automáticva EAT8).

Em termos de motorizações a nova gama Peugeot 508 será servida por uma nova geração de blocos 1.6 PureTech e 1.5 e 2.0 BlueHDi (com tecnologia SCR). O seu desempenho foi pensado na performance e no meio ambiente. Para já o primeiro estará disponível com duas potências; 180 cv (EAT8) e 225 cv (EAT8), esta só na versão GT. O segundo surge com três potências; 130 cv (CVM6 e EAT8), 160 cv (EAT8) e 180 cv (EAT8).

Os preços deste novo Peugeot vão dos 35.300 euros do 508 Active 1.5 BlueHDi (CVM6) de 130 cv, até aos 51.800 euros do 508 2.0 BlueHDi de 180 cv (EAT8).

Em destaque

Subir