Apresentações/Novidades

Novo Opel Crossland X feito para a família

A Opel acaba de lançar o seu primeiro verdadeiro ‘crossover’, que como o conceito indica pretende cruzar as ideias de um SUV com as de um monovolume tradicional. O Crossland X propõe-se assim ser alternativa ao Meriva e ao Mokka.

Umas linhas bastante compactas mas uma assinatura estética que alinha com os mais recentes modelos da marca de Russelsheim são o ‘cartão de visita’ do novo modelo.

Este CUV (Crossover Utility Vehicle) – assim o classifica a Opel, é o segundo membro da série X, que se caracteriza por uma ideia de familiar compacto e que constitui um dos lançamentos que a marca vai realizar este ano, fazendo parte de um plano ambicioso em termos comerciais.

O atual presidente da Opel referiu mesmo que esta é a resposta à “crescente procura no mercado de pequenos SUV e ‘Crossovers’ feitos para a utilização urbana”.

E de facto combina um design de inspiração SUV com outras características que são mais urbanas, como é exemplo o detalhe do pilar traseiro é claramente inspirado numa a solução estética criada para o pequeno Adam.

Apesar da sigla X, o Crossland é mais vocaciondo para uso em cidade do que o Mokka, ainda que se possa aventurar um pouco fora de estrada, oferecendo o conforto de um habitáculo espaçoso.

Esse espaço é conseguido apesar de ser mais curto do que o Astra, embora mais alo. O que permite aos ocupantes disfrutarem de uma posição mais alta e maior visibilidade para o exterior, num habitáculo que é também mais luminoso, por força do tejadilho panorâmico em vidro.

A bordo não falta um equipamento muito completo, quer no que diz respeito a info-entretenimiento, quer no que se refere às funções normais do veículo, que está dotado de série com faróis adaptativos AFL totalmente constituídos por luzes LED, de ‘head up display’ e câmara panorâmica traseira a 180º, sistema de estacionamento automático, alerta de colisão dianteira eminente com travagem automática de emergência e deteção de peões, sistema de assistência de manutenção de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de ângulo motor.

No que respeita a conectividade destaca-se o Opel OnStar, o Apple CarPlay e o Android Auto. Preside a estes sistemas um ecrã tátil de oito polegadas no centro superior da consola central.

O espaço para carga é também uma das melhores do segmento, com 410 litros de volume da bagageira, aumentada com o rebatimento dos bancos traseiros, que podem ser ajustados longitudinalmente, avançando-os ou recuando-os 150 mm – o que permite ganhar espaço para pernas ou privilegiar o volume da bagageira.

Já no que se refere a motores estão previstos dois a gasolina – 1.0 Turbo (105 cv) e 1.4 Turbo (125 cv e 150 cv) – e um 1.6 Diesel (110 cv e 136 cv).

Em destaque

Subir