Apresentações/Novidades

Novo Mazda CX-5 abre horizontes (fotos)

mazda cx5 1Mazda CX-5Apresentado simultaneamente com o novo Mazda 6, o novo CX-5 é o primeiro SUV da marca a estrear a tecnologia SkyActiv. Uma inovação que terá contribuído certamente para que fosse eleito ‘Crossover do Ano’ em Portugal.

Mas o novo modelo da marca de Hiroshima, cuja estética foi inteiramente renovada relativamente à primeira geração, esconde outras novidades que o tornam vanguardistas, como é o caso, por exemplo do sistema start ou do retentor ‘kickdown’, que permite ao condutor evitar erros na engrenagem da caixa de velocidades quando o regime do motor pede velocidades mais altas.

Mazda CX-5

O próprio motor Skyactiv-G 2.0 foi adaptado para esta realidade, e a leitura do regime a bordo foi atualizada, com o recurso a novos mostradores, integrados num painel de instrumentos que inclui já um ecrã TFT que serve a nova central multimédia HMI (Human Machine Interface), onde se inserem também a função Bluetooth.

Esta renovação interior, que contempla também uma nova ergonomia, acompanha a carroçaria atualizada do CX-5, dominada por um conjunto de grelha e óticas dianteiras que seguem a tendência dos mais recentes modelos Mazda – o design que designou de Kodo, significando movimento e alma, segundo os seus criadores.

Mazda CX-5

Não sendo discutível a qualidade de construção, o habitáculo do CX-5 não deslumbra nem transmite sequer a inovação tecnológica que agora integra. O espaço a bordo é generoso e os locais para arrumação são vários, destacando-se nesse particular a prateleira na base da consola, ideal para pequenos objetos e a elevada funcionalidade das costas dos bancos traseiros, que podem ser rebatidas garantindo a continuidade horizontal da bagageira, passando de 463 litros de capacidade para uns generosos 1620 litros.

As rodas do Mazda CX-5 – pneus 225/65R montados em jantes em liga leve de 17 polegadas – fazem parte de um equipamento que valoriza o modelo, onde se incluem também os faróis de nevoeiro e o sistema de escape duplo, o Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC).

Mazda CX-5

Na versão mais acessível do CX-5, o motor é o turbodiesel 2.2 Skyactiv com 150 cv de potência, que respeita já a norma anti-poluição Euro6. Suficiente para garantir tração dos seus 1500 kg de peso, quer se trate da variante 4×4 ou 4×2. Obviamente o mesmo bloco com 175 cv supera os 173 km/h permitidos pelo motor menos potente, mas também supera os 36 mil euros.

Em todo o caso a caixa de seis velocidades permite explorar com precisão as potencialidades deste motor, que é caracterizado por uma grande disponibilidade mesmo a baixos regimes e um baixo consumo, que dificilmente atingirá as médias prometidas pelo construtor – que anuncia 4,5 litros a cada 100 km.

No que se refere a preços, a gama Mazda CX-5 inicia-se na versão Essence 4×2 (150cv), proposta a 31.457 euros e termina na Excellence 4×4 (175 cv) Pack + Pack Navi e teto de abrir, proposta a 48288 euros, sendo que a versão 4×4 mais acessível é a Excellence MT (175cv), a 44252 euros.

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/mazda_cx5_1{/gallery}

Em destaque

Subir