Tecnologia

Novo iPad chega às lojas e há até quem venda lugares de fila

new_ipad_1Às 00h00 horas desta sexta-feira foram várias as lojas norte-americanas que começaram a colocar o novo tablet da Apple à venda. Como se estivessem numa fila pela vida, foram milhares os que quiseram marcar presença à porta das lojas e houve até quem fizesse negócio dentro do próprio negócio.

Já há alguns milhares de pessoas com o novo iPad nas mãos. Na madrugada desta sexta-feira, várias lojas norte-americanas abriram as portas e colocaram as grades divisórias, esperava-se uma enchente. A crise mundial parece não desanimar que espera desalmadamente por colocar os dedos no novo ‘retina display’.

O novo tablet é vendido atualmente nos EUA a 499 dólares, na sua versão de 16GB, 599 a de 32GB e 699 dólares a de 64GB. Pela opção das comunicações 4G, os norte-americanos têm de pagar ainda mais. 629 dólares (16GB), 729 (32GB) ou 829 (64GB).

Conseguir comprar o famoso tablet neste primeiro dia de vendas era por sinal sinónimo de espera em filas. Recorde-se que três dias depois da Apple o ter apresentado ao mundo, a 7 de março, o aparelho ficou esgotado na Internet, nas pré-encomendas. Atualmente, e devido a rutura de stock, quem efetuar a compra por esta via terá de esperar entre duas a três semanas.

Mas nem tudo é mau e há que transformar um momento menos bom numa oportunidade. Foi o que fizeram alguns clientes em Nova Iorque. Chegaram bem cedo, colocaram-se na fila, e mais tarde colocaram os lugares à venda. Escusado será dizer que houve alguém a pagar pelo novo iPad e a pagar para ir para a fila, uns bons lugares à frente.

A Portugal o novo iPad só chega dia 23 de março.

Veja algumas das características do novo tablet da Apple:

4G vs. Autonomia
Além de ser a característica mais aguardada, era ao mesmo tempo a mais previsível. Tratava-se quase de uma exigência o novo iPad ter capacidade para as novas ligações móveis 4G. E tem. A novidade está na autonomia do tablet, que segundo a Apple, pode estar nove horas ligado com a rede sem fios 4G também ligada, ou seja, aguenta o mesmo tempo que o iPad 2, mas com 4G, em vez do 3G do seu antecessor. Para esta boa notícia contribui muito o processador quad-core, que pode ver mais abaixo, e que ajuda a repartir, no fundo, recursos entre os quatro núcleos, poupando assim energia de forma considerável.

Retina Display
O novo iPad tem como principais novas características a resolução do ecrã, agora em Alta Definição (HD) com 2048×1536 pixéis, em vez dos 1024×768 do iPad 2, ou seja, o dobro. A Apple apelida-a de ‘Retina Display’. A justificação da empresa é simples, o olho humano não consegue fazer a distinção perante tamanha densidade da imagem do ecrã. O novo iPad vem ainda incorporado com uma câmara traseira de cinco megapixéis e tem a capacidade de gravar vídeo em resolução 1080 pixéis.

Processador quad-core
É uma das principais armas da Apple perante a concorrência. O novo iPad vem incorporado, pela primeira vez, com processador de quatro núcleos. A empresa apresenta-se assim no mercado dos tablets com processadores à altura. Outras marcas, como a Asus ou a Acer, já comercializam ou começarão a comercializar em breve tablets com ‘corações’ desta potência. Convém realçar, para o leitor com menos conhecimentos, que o processador é das peças mais importantes que um computador, um smartphone ou um tablet possui. Neste caso da Apple, o novo iPad tem o processador A5X, um componente que Tim Cook afirma ser bastante mais rápido que o Tegra 3, utilizado por algumas empresas concorrentes.

Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir