Apresentações/Novidades

O novo Honda NSX vai ser revelado em Portugal

HondaNSX2

A mais recente geração do Honda NSX, que vai ser apresentada em Lisboa durante o próximo mês de Julho, propõe-se continua a grande tradição do super-desportivo da marca nipónica, voltando a pisar o asfalto do Autódromo do Estoril, tal como outrora o fez um antecessor do modelo pelas mãos do mítico Ayrton Senna.

Só que, contrariamente à primeira geração – comercializada pela primeira vez em 1990 com um motor V6 atmosférico – o novo modelo surge com um bloco V6 biturno auxiliado por três motores elétricos.

No fundo a Honda moderniza-se e alinha pela nova tendência híbrida de alguns rivais como a Porsche, BMW ou Audi, e tal como sucede nessas marcas, é revelado perante um público muito exclusivo, que poderá experimentar o novo NSX tanto em estrada como na pista do Autódromo do Estoril.

A versão europeia do mais desportivo dos Honda foi revelada pela primeira vez no Salão de Genéve do ano passado, sendo produzido na fábrica da Honda nos Estados Unidos (Marysville, Ohio) por cerca de uma centena de técnicos, que o construíram numa estrutura em alumínio e partes em carbono, para garantir uma grande leveza do conjunto.

HondaNSX3

O motor do novo NSX é um V6 com cilindros inclinados a 75 graus (com lubrificação a seco) – montando numa posição rebaixada, por forma a garantir um baixo centro de gravidade – acoplado a uma caixa de nove velocidades DCT com modo ‘synaps-quick shift’, que auxilia o condutor nas reduções.

Graças aos seus dois turbocompressores este bloco atinge a potência de 507 cv e um binário máximo de 550 Nm. A isto acrescem os 48 cv gerados por um dos motores elétricos, enquanto os outros dois debitam 36 cv cada um. Todos eles montados sobre o eixo dianteiro.

Tudo isto contribui para uma potência combinada de 580 cv, permitindo, segundo a Honda, uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e uma velocidade máxima de 307 km/h (não limitada eletronicamente).

O novo NSX oferece quatro modos de utilização de chassis. No modo calmo o carro pode rolar só com os motores elétricos. Os outros – Sport e Track – procuram uma condução dinâmica e desportiva. Há também uma função ‘Launch’ para melhorar o arranque.

Já se sabe que haverá posteriormente uma versão descapotável, tal como sucedia com a primeira geração do Honda NSX lançada em 1990.

HondaNSX4

Em destaque

Subir