Fórmula 1

Novo formato de qualificação na F1 atrasado para Espanha

MONZA, ITALY - SEPTEMBER 11: F1 supremo Bernie Ecclestone (R) talks with Red Bull Racing driver Sebastian Vettel (L) before the Italian Formula One Grand Prix at the Autodromo Nazionale di Monza on September 11, 2011 in Monza, Italy. (Photo by Paul Gilham/Getty Images) *** Local Caption *** Bernie Ecclestone; Sebastian Vettel

O novo formato de qualificação na Fórmula 1 não vai ser implementado de imediato. Quando muito irá entrar em vigor só no Grande Prémio de Espanha. Quem o garante é Bernie Ecclestone.

Segundo o ‘F1 supremo’ o novo sistema necessita de ‘software’, e que por isso necessita de algum tempo para ser introduzido, mas não no começo da época, como pretendia o Grupo Estratégico e a comissão de Fórmula 1 da FIA.

“O novo formato de qualificação não irá acontecer tão cedo, porque não vamos conseguir ter tudo a tempo para a primeira corrida. Era para acontecer no começo da temporada, mas não vamos conseguir ter o ‘software’ a tempo. Por isso as hipóteses de tal acontecer só deverão ser em Espanha”, afirmou Ecclestone ao jornal britânico The Independent.

“Na Austrália a qualificação vai ser no formato antigo. Todo o ‘software’ tem de se modificado e isso não é fácil”, refere o CEO da F1, que se diz mais favorável a um sistema que dê tempos de penalização a pilotos, forçando-os a ir para o final da grelha de partida. “No final acabaram por decidir de outra forma”, explicou.

“Tudo o que estou a procurar fazer é baralhar a grelha, de modo a que o mais rápido na qualificação não vá para a ‘pole position’ e desapareça na corrida. Porque haveria de ser lento em prova se tinha sido rápido na qualificação?”, defendeu Bernie Ecclestone.

“Queria que a qualificação ficasse como estava, porque era bo,. E depois se alguém está na ‘pole’ e ganha a última corrida ele leva mais segundos de modo a ter que lutar bastante para chegar à liderança, que é o que queremos no fim. Seriam provas excitantes”, acrescentou o ‘patrão’ da Fórmula 1.

Em destaque

Subir