Categorias: EconomiaNas Notícias

Novo crédito à habitação sobe pelo terceiro mês consecutivo para 903 milhões

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação voltaram a subir em dezembro, apesar dos avisos do Banco de Portugal (BdP), totalizando os 903 milhões de euros, segundo os dados hoje divulgados pela instituição.

De acordo com os dados mais atualizados do BdP relativos a empréstimos e depósitos bancários, foram concedidos 903 milhões de euros pelos bancos às famílias para empréstimos à habitação em dezembro, mais do que os 822 milhões de euros de novembro, mês em que foi igualmente observada uma subida mensal, e mais do que os 819 milhões de euros concedidos em dezembro de 2017.

Desde o início do ano foram já emprestados 9,835 mil milhões de euros, mais 19,1 por cento do que em 2017.

Esta subida acontece depois de, em julho, terem entrado em vigor as novas regras do BdP que criam restrições à concessão de novos créditos à habitação e ao consumo, estabelecendo, por exemplo, que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários.

Apesar de não serem de cumprimento obrigatório, os bancos que não as cumprirem as novas regras têm de explicar ao supervisor porque não o fizeram.

O governador do BdP, Carlos Costa, também avisou em maio, no parlamento, que se os bancos não respeitarem as regras poderão passar de recomendações a ordens vinculativas.

De acordo com dados também hoje divulgados, as taxas de juro de novas operações de empréstimos a particulares continuaram a apresentar, em 2018, uma tendência decrescente, tendo atingido novos mínimos históricos em vários segmentos.

Nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação, a taxa de juro média foi de 1,41 por cento, reduzindo 16 pontos base relativamente a dezembro de 2017.

No crédito ao consumo e no crédito para outros fins, as taxas de juro médias foram de 6,77 por cento (6,88 por cento em dezembro de 2017) e de 3,75 por cento (3,26 por cento em dezembro de 2017), respetivamente.

Em dezembro de 2018, a taxa do crédito ao consumo registou um mínimo histórico.

Relativamente ao crédito ao consumo, em dezembro, foram emprestados 396 milhões de euros, o que compara com os 382 milhões de euros concedidos um mês antes.

No total, em 2018, as novas operações de crédito ao consumo ascenderam a 4,7 mil milhões de euros, mais 10,3 por cento do que em 2017.

Já as novas operações de crédito para outros fins atingiram os 182 milhões de euros em dezembro, acima dos 148 milhões de euros concedidos em novembro.

No acumulado do ano, as novas operações totalizaram 1,823 mil milhões de euros.

Nas empresas, em 2018, o volume de novos empréstimos a sociedades não financeiras totalizou os 31,6 mil milhões de euros, o que representa um acréscimo de 2,7 mil milhões de euros em relação a 2017, invertendo a tendência de decréscimo que se verificava desde 2014, sinaliza o BdP.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: habitação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias