Economia

Novo crédito à habitação aumenta em março após dois meses em queda

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação aumentaram em março para os 870 milhões de euros, invertendo a trajetória descendente dos dois meses anteriores, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os últimos dados do BdP relativos a empréstimos e depósitos bancários, foram concedidos em março 870 milhões de euros pelos bancos às famílias para empréstimos à habitação, mais do que os 734 milhões de euros de fevereiro e os 747 milhões de euros de janeiro e ligeiramente abaixo dos 876 milhões de euros concedidos em março de 2017.

Desde o início do ano foram já emprestados 2,351 mil milhões de euros de novos créditos à habitação, valor superior aos 2,186 mil milhões de euros concedidos no ano passado entre janeiro e março.

Ainda em crédito aos particulares, foram concedidos em março 389 milhões de euros em empréstimos ao consumo, mais 24 milhões de euros do que em fevereiro e menos 34 milhões de euros do que no mesmo mês de 2018.

Para outros fins foram emprestados 192 milhões de euros, mais 29 milhões de euros do que em fevereiro e mais 20 milhões de euros do que no mês homólogo do ano anterior.

Em março deste ano, de acordo com a informação divulgada pelo BdP, a taxa de juro média do crédito a particulares para compra de habitação diminuiu um ponto base, para 1,36 por cento.

Já no crédito ao consumo e para outros fins as taxas de juro médias foram, respetivamente, de 7,13 por cento e 3,62 por cento.

Por fim, a taxa de juro média dos novos empréstimos às empresas foi de 2,30 por cento, abaixo dos 2,42 por cento de fevereiro. Nas operações de crédito acima de um milhão de euros a taxa de juro fixou-se em 1,78 por cento, enquanto nas inferiores a um milhão de euros diminuiu para 2,63 por cento, atingindo “um novo mínimo histórico” e “aumentando o diferencial entre as duas taxas face ao mês anterior”, nota o BdP.

Em destaque

Subir