Fórmula 1

Novo chefe da McLaren elogia talentos da equipa

O antigo piloto de Fórmula Indy Gil de Ferran é o novo diretor da equipa McLaren, e apesar de só agora ter chegado a Woking já elogia a formação britânica.

Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2013, o brasileiro enfrenta o enorme desafio de suceder a Eric Boullier aos comandos de uma equipa com enormes pergaminhos na Fórmula 1 mas que não ganha um Grande Prémio desde o Brasil em 2012.

De Ferran sabe o que o espera mas também não esquece que a McLaren não é uma formação qualquer, mesmo atualmente: “É claro para mim que a equipa possui muitos talentos. Não interessa para onde olhe veio tipos inteligentes. Acredito que a chave é mesmo a comunicação. É preciso melhorar a nossa forma de a fazer. Isso irá ajudar-nos a avançar.

O brasileiro nascido em Paris admite mesmo ir buscar inspiração à sua própria carreira de piloto: “Os sucessos que tive ao volante e nos negócios mais tarde aconteceram porque sempre refleti bastante sobre as minhas fraquezas e na forma de as combater”.

“Não tenho medo de olhar para o vidro, de ser autocrítico sem concessões. Sempre me coloquei muitas questões: podia ter feito as coisas de outra forma? O que posso fazer para melhorá-las? Também percebi bem cedo que, na minha vida, o sucesso não me aconteceu sozinho. Nunca é conseguido por uma só pessoa”, enfatiza De Ferran.

“As pessoas que conseguem as coisas por si próprias são muito raras. As outras fazem parte de uma equipa. Fazer com que as ligações se façam, que lutem pela mesma coisa, sentir as pessoas concentradas e motivadas, compreender para onde vamos…Esta é a maneira como vou funcionar. É a minha maneira de ver as coisas. Como conselheiro de Zak (Brown, o presidente da McLaren) era a minha filosofia e não a vou mudar. Hoje tenho mais responsabilidades”, acrescenta o brasileiro.

Em destaque

Subir