Apresentações/Novidades

Novo BMW X4 mais familiar sem perder caráter desportivo

BMWx4 114BMWx4 114 600O novo BMW X4 é um dos novos modelos que a casa de Munique vai lançar nos próximos meeses, prometendo ter uma vocação familiar sem preder o caráter desportivo que norteia a marca alemã. Isto é, este novo SUV promete proporcionar espaço e conforto sem abdicar do desempenho de um fora de estrada potente.

Com um perfil que faz lembrar o X3, a BMW parece procurar capitalizar a aceitação deste modelo que no seu lançamento causou alguma controvérsia. Mas os princípios crossover podem ser mesmo o segredo do seu sucesso.

O X4 – lançado no último Salão de Genéve – parece ainda mais compacto que o seu irmão mais velho, possui óticas que se assemelham no desenho à mais recente gama da marca, um pára-choques que exibe entradas de ar que lhe conferem uma certa agressividade, também engradecida por abas das rodas alargadas, sendo a secção posterior a que mais se assemelha à solução estética seguida pelo X3.

BMWx4 314 600A bordo do X4 encontramos a qualidade de construção que a BMW nos habituou e, sobretudo, um painel de instrumentos muito completo, embora o desenho continue a ser bastante conservador. O que já não é uma surpresa na marca bávara.

Na parafernália de equipamento exibido, destaca-se o iDrive Sistem, com o sistema de navegação com pontos de interesse referenciados pela Google, com ‘touch screen’ com aplicações BMW e a funcionalidade de anotar números de telefone ou detalhes de destino em movimento. Isto a par com um sistema de som ‘premium’ com 16 ‘speakers’ de 600 watts e um teto panorâmico.

Claro que numa gama que já exibe o X3, este novo BMW faz a sua diferenciação não apenas no seu porte, mas também na mecânica, sendo que a diferença de preço não será muito grande, uma vez que utiliza a mesma base.

É que para além das já conhecidas motorizações a gasolina das versões xDrive20i (184 cv), xDrive28i (245 cv) e xDrive35i (306cv), a gama X4 arranca com um novo motor 2 litros turbodiesel com 190 de potência.

As outras motorizações a diesel são ambas de 3 litros, equipando as versões xDrive30d (258 cv) e xDrive35d (313 cv).

BMWx4 214 600O condutor é ainda servido pela direção assistida variável, que oferece de série um sistema de controlo que mantém o torque no eixo traseiro, de modo a proporcionar uma resposta desportiva à potência disponibilizada. A isto pode acrescentar-se como opcional o sistema de regulação de suspensões Dynamic Damper Control, que integra amortecedores adaptativos para assegurar um comportamento mais suave e diminuir os riscos de capotamento.

Os preços anunciados para o novo BMW X4 arrancam nos 57550 euros da versão xDrive20i e vão até aos 81400 euros do xDrive35d.

Em destaque

Subir