Apresentações/Novidades

Novo BMW Série 1 de três portas acentua caráter desportivo (fotos)

bmWA nova geração do Série 1 da BMW com três portas – até agora apenas conhecida de um exempla pré-produção no último Salão de Genebra – foi finalmente apresentada. Linhas compactas que acentuam um caráter desportivo, para enfatizar a nova versão musculada M135i.

Passou quase um ano sobre o lançamento da segunda geração do Série 1, então apenas com a carroçaria de cinco portas, mais vocacionada para jovens famílias e menos individualista que a de três, agora lançada, e que possui portas dianteiras mais largas e janelas sem moldura.

O trabalho estético ao nível da carroçaria, nomeadamente junto às cavas das rodas traseira, teve por missão melhorar o dinamismo do modelo, enquanto a estabilidade foi melhorada pelo aumento das dimensões – a largura de vias cresceu entre 51mm (à frente) e 72 mm (atrás), o comprimento cresceu 85 mm, a distância entre eixos 30mm.

Ao nível de interiores os materiais empregues também foram melhorados, com a consola central mais orientada para o condutor, embora se mantenha um design de tablier que já acusa os anos e um grande conservadorismo. O requinte foi pensado no conforto, como a habitabilidade do banco traseiro, onde existe a opção entre dois ou três passageiros, tendo a bagageira crescido, disponibilizando agora 360 litros.

Obviamente que, como qualquer BMW, há sempre a possibilidade de uma personalização, pese embora a pele e o alumínio estejam presentes em quase todas as versões, sendo que na mais desportiva, M135i, haja detalhes específicos da Divisão M Performance, responsável pela sua conceção.

É que, à imagem do que já sucede com a variante de cinco portas, o Série 1 de três portas é proposto em três níveis de equipamento – Sports Line, Urban Line e M Sport Package.

Em termos de gama a versão de entrada é o 114i, animado pelo conhecido motor quatro cilindros 1.6 Turbo com 102 cv de potência, que mais não é que a variante mais modesta do bloco que anima o 116i, mas neste último debitando 136 cv. Já o 125i, com motor 2.0 turbo a gasolina também de quatro cilindros com 218 cv.

No campo dos motores Diesel, as escolhas variam entre o 116d com 116 cv, o 118d com 143 cv e o 125d com 218 cv. Há ainda uma versão 116d Efficient Dynamics com 116 cv, cujos consumos são o seu maior trunfo, uma vez que a marca anuncia possível uma média de 3,8 litros/100 km. Para além de emissões de CO2 de 99g/km.

Mas a grande coqueluche é mesmo o ultra-desportivo M135i. Um bólide equipado com um bloco 3.0 de seis cilindros dotado de tecnologia TwinPowerTurbo, que lhe permite uns avassaladores 320 cv de potência.

As prestações estão de acordo com este ‘cartão de visita’; uma aceleração de 0 100 km/h em 5,1 segundos na versão de caixa manual de seis velocidades e em apenas 4,9 na variante de transmissão automática de oito relações, sendo que a velocidade é limitada eletronicamente aos 250 km/h, como acontece em qualquer modelo alemão.

Juntamente com este M135i, a BMW deverá comercializar para o fim do ano as versões com tração integral xDrive, que também estará disponível simultaneamente nas carroçarias de cinco portas. Só nessa altura (Novembro) deverão chegar as versões 118i e 120d, estando as restantes já este mês à venda.

Os preços vão dos 27 900 euros (114i) aos 42.190 (123d), devendo a apetecida versão 120d surgir a partir 37 330 euros.

Fotogaleria
{gallery}imagens/galerias/bmw_serie1_3portas_1{/gallery}

Em destaque

Subir