Mundo

Novo balanço indica 82 mortos e centenas de feridos no sismo que hoje atingiu ilha indonésia de Lombok

As autoridades elevaram para 82 o número de mortos pelo terramoto de magnitude 7 que atingiu a ilha de Lombok e provocou danos materiais que também afetaram a ilha vizinha de Bali, ambas na região central do arquipélago indonésio.

O sismo, com o epicentro a dez mil metros de profundidade, ocorreu uma semana após um outro abalo também na ilha turística de Lombok, que provocou 17 mortos e mais de 300 feridos.

Hoje, o maior número de mortos registou-se no distrito de Lombok Norte, enquanto nove pessoas morreram na região central e outras duas na zona sul, para além de quatro vítimas na cidade de Mataram, indica o último balanço oficial citado pela agência noticiosa Antara.

Diversas fotos divulgadas nas redes sociais revelam escombros nas ruas de Lombok provocados pelo sismo, que suscitou cenas de pânico no aeroporto internacional de Bali. As autoridades referiram-se ainda a centenas de feridos.

“Houve tsunamis que entraram por terra com alturas de 10 a 13 centímetros. A altura máxima calculada é de meio metro”, assinalou em comunicado o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho.

No entanto, e pouco depois, a Agência meteorológica indonésia cancelou o alerta de tsunami na sua conta na rede social Twitter.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o terramoto a 2,4 quilómetros a leste de Loloan, uma localidade no norte de Lombok.

O sismo ocorreu às 19:46 locais (12:46 em Lisboa) de hoje e foi seguido por várias réplicas.

A ilha de Lombok, dominada pelo vulcão Rinjani, encontra-se a leste de Bali, o principal destino turístico da Indonésia.

Em 29 de julho 16 pessoas morreram e 17 pessoas morreram e 355 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,4 e posteriores réplicas em Lombok, que danificou cerca de 1.500 edifícios.

A Indonésia está situada no designado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que resista cerca de 7.000 terramotos por ano, na maioria moderados.

Em 2004, um sismo na costa norte da ilha indonésia de Sumatra originou um tsunami que provocou pelo menos 280.000 mortos em 12 países banhados pelo Índico, a maioria na Indonésia.

Em destaque

Subir