Cultura

Novo álbum de Rodrigo Leão, ‘O Retiro’, em pré-venda

Depois de uma temporada em Berlim a misturar o seu novo álbum de estúdio, Rodrigo Leão revela que o trabalho tem o selo da prestigiada editora Deutsche Grammophon e que está disponível em pré-venda no iTunes já a partir de hoje.

‘O Retiro’ é editado sob o selo da prestigiada editora Deutsche Grammophon

O álbum será lançado em novembro e resulta de um projeto muito especial no percurso de Rodrigo Leão, tendo este projeto resultado de uma colaboração estreita com o Coro e Orquestra da Gulbenkian, que recebe o selo da prestigiada editora Deutsche Grammophon.

O novo trabalho de Rodrigo Leão é mais um passo num longo e riquíssimo percurso de 30 anos, que lhe permitiu apostar em grandes desafios artísticos e levá-los ao encontro do público pelo mundo fora.

‘O Retiro’ é um projeto de longa data do compositor: uma colaboração ansiada com a Orquestra e o Coro Gulbenkian, referências da música erudita em Portugal, acompanhada pelo seu quarteto de cordas habitual (Viviena Tupikova, Bruno Silva, Carlos Tony Gomes e Denys Stetsenko) e por cúmplices regulares como Celina da Piedade e Selma Uamusse.

Com a colaboração nos arranjos orquestrais de Steve Bartek (ex-Oingo Boingo e braço direito do compositor de Tim Burton, Danny Elfman) e do violoncelista Carlos Tony Gomes, Rodrigo Leão assina com o retiro um disco de pensamento, de reflexão, de contemplação.

Composto entre Lisboa e Avis ao longo de seis meses, gravado por Tobias Lehmann (responsável por muitos registos da lendária editora Deutsche Grammophon) no Grande Auditório Gulbenkian aproveitando a acústica extraordinária do recinto, é um passo importante para o compositor, que o resume como um trabalho que carrego há muito no meu pensamento.

Não é por acaso que o seu título é o retiro: é um momento de paz e pausa no meio do bulício contemporâneo, onde a presença da Orquestra Gulbenkian amplia a uma dimensão quase mística.

Entretanto o músico já tem concertos importantes marcados para o próximo mês de novembro.

No dia 18 atuará no Coliseu do Porto e nos dias 20 e 21 no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, concertos estes que servem de apresentação do novo álbum e nos quais Rodrigo Leão contará com a presença dos mesmos músicos que colaboraram nas gravações do álbum.

Os bilhetes para estes espetáculos já se encontram à venda.

Em destaque

Subir