Motores

Novidades para o ‘Nacional’ de Velocidade

A entrada de uma nova temporada e também o facto da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) ter uma nova Direção levou a algumas novidades também ao nível do ‘Nacional’ de velocidade, agora denominado Campeonato de Portugal de Velocudade de Turismos. A primeira tem a ver com o calendário de 2018, que terá cinco eventos num total de 16 corridas.

Assim, apenas a prova inaugural, no Estoril, e a de Vila Real, terão dois confrontos sendo denominadas como jornadas ‘sprint, sendo que nas restantes haverá quatro corridas por fim de semana.

Nos eventos ‘sprint’ as duas corridas terão a duração máxima de 30 minutos, enquanto nos ‘double sprint’, a primeira e a terceira serão de 15 minutos, enquanto a segunda e a quarta de 20 minutos.

Tal como sucedeu em 2017, o piloto que disputar o primeiro treino cronometrado disputa a primeira corrida e o que fez o segundo treino fará o segundo confronto. Nas jornadas ‘double sprint’, o piloto que realizar o primeiro treino disputa a primeira e a quarta corridas, enquanto o que faz o segundo treino alinha nos terceiro e quarto confrontos.

A classificação do campeonato terá em conta os melhores resultados de 13 corridas, sendo que nas jornadas de corridas ‘sprint’ só se pode excluir os resultados de uma corrida, enquanto nas de ‘double sprint’ será possível excluir os de dois confrontos.

Tal como sucedeu na época passada a pontuação conseguida por um piloto é extensível ao companheiro de equipa, desde que ambos estejam inscritos no campeonato até à data da prova. Caso isso não se verifique o piloto só obtem a pontuação relativa à sua corrida.
O Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos atribuirá, para além do título absoluto, os das categorias TCR, TCC e TCS, sendo que os pneus a utilizar estão por definir, embora a empresa Race Tyres Internacional se mantenha como parceira oficial da competição.

Calendário 2018 do CPVT

13 a 15 de abril – Estoril (sprint)
26 e 27 de maio – Braga 1 (double sprint)
23 e 24 de junho – Vila Real (sprint)
15 e 16 de setembro Braga 2 (double sprint)
26 a 28 de outubro – Portimão (double sprint)

Em destaque

Subir