Nas Notícias

Novas tecnologias melhoram perspetivas para crianças com diabetes

criancas diabetesA diabetes na criança e adolescente é um dos temas que estará em destaque no 12.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, um evento que vai juntar mais de mil especialistas, de renome nacional e internacional na área da diabetes, entre os dias 17 e 20 de março, no Tivoli Marina Hotel, em Vilamoura.

Todos os anos surgem cerca de 300 novos casos de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 em Portugal. A incidência da doença tem vindo a aumentar, sobretudo na faixa etária dos 0 aos 5 anos, e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia alerta para a necessidade de cuidados de qualidade a implementar desde o diagnóstico, salientando a importância de medidas capazes de prevenir as complicações tardias da diabetes.

Rosa Pina, coordenadora do Grupo de Estudos Diabetes na Criança e Adolescente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia refere que “atualmente são reconhecidas repercussões quer da hiperglicemia quer da oscilação entre valores extremos de glicemia. Estudos recentes revelaram possíveis consequências neurocognitivas da cetoacidose, reforçando a importância da implementação de cuidados de qualidade desde o diagnóstico”.

 

“As novas tecnologias – nomeadamente sistemas de perfusão subcutânea de insulina e monitorização contínua da glicose – têm vindo a permitir de forma cada vez mais eficaz atingir estes objetivos e trazer novas perspetivas de futuro para estas crianças”, refere Rosa Pina.

A responsável lembra ainda que “esta evolução, no entanto, leva ao aumento diário das solicitações e exigências para os pais, crianças e adolescentes, com maior risco de não adesão e maior necessidade de acompanhamento por equipas multidisciplinares em centros de referência”.

“Estas equipas devem estar atentas e ser pró-ativas em relação às alterações da dinâmica familiar, às exigências das várias etapas do desenvolvimento e às situações de conflito capazes de constituir barreiras à adesão terapêutica. Os cuidados de qualidade devem incluir a intervenção a nível social, de forma a garantir a extensão de cuidados à escola”, conclui a pediatra.

A diabetes na criança e adolescente é um dos temas que estará em destaque no 12.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, um evento que vai juntar mais de mil especialistas, de renome nacional e internacional na área da diabetes, entre os dias 17 e 20 de março, no Tivoli Marina Hotel, em Vilamoura.

Para mais informações consultar a página oficial do evento.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Diabetologia

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) é uma sociedade científica de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo promover, cultivar e desenvolver a investigação e o ensino da diabetologia e Ciências Afins.Ao longo de 28 anos de atividade, a SPD tem promovido a investigação na área da diabetes através da atribuição de bolsas e prémios, na participação ativa em projetos e estudos científicos e na realização de eventos científicos.

Mais partilhadas da semana

Subir