Fórmula 1

Novas regras em ‘estreia’ em Spa-Francorchamps

F1newRules315

O Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, que este fim-de-semana se disputa no circuito de Spa-Francorchamps, marca a estreia de novas regras na disciplina.

Depois das férias de Verão – e os 14 dias de obrigatório fecho das fábricas das equipas – o ‘Grande Circo’ vai retomar a sua temporada com novidades que se destinam a melhorar o espetáculo e condicionar as ‘ajudas externas’ aos pilotos.

Os maiores passos para as mudanças só virão em 2016, mas em Spa as limitações que já existiam às comunicações entre equipa e piloto via rádio durante a corrida vão agora estender-se aos procedimentos de partida.

A telemetria permite que os engenheiros possam monitorizar quase todos os aspetos dos monolugares, e as indicações nas placas mostradas no muro das boxes complementam o que se diz pelo rádio. Agora isso vai ser monitorizado ainda antes da corrida começar.

Vários aspectos são críticos numa largada para um grande prémio, como a forma como os pilotos procuram colocar os pneus à temperatura ideal, com as equipas a informarem a quantos graus centígrados está o asfalto. Domingo isso vai ser proibido.

F1newRules215

O mesmo acontece com o ponto de contacto da embraiagem e à temperatura que ela deve ser acionada no momento da partida, pois tal optimiza a sua resposta. Fazê-lo em ‘ajuda externa’ vai ser uma arte que os pilotos vão ter de dominar outra vez.

A partir de agora, quando a ‘pit-lane’ abrir às 1h30 locais não será permitido qualquer ‘feedback’ da equipa para o piloto. Estes terão de lidar com a situação sozinhos, procurando recorrer à possível experiência que possam e, claro, ao talento. Deixados à sua sorte, poderão ‘pagar’ as consequências com a perda da corrida ainda antes dela ter começado,

Esta medida fará alguma diferença para o espetáculo? As opiniões dividem-se, mas há uma coisa em que há uma certa unanimidade, as corridas de Silverstone e Hungaroring ganharam bastante com grelhas que contrariaram o atual domínio dos pilotos da Mercedes.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg foram traídos pelas circunstâncias na Grã-Bretanha e na Hungria ainda com as regras antigas, por isso com estas novas a pressão sobre a equipa liderada por Toto Wolff pode ser muito maior.

Em destaque

Subir