Nas Notícias

Novas Oportunidades: Governo fecha nove centros e ajusta bandeira de Sócrates

jose_socrates7Nove Centros de Novas Oportunidades receberam ordem de encerramento, por decisão do Governo, após análise às candidaturas de financiamento intercalar, que está garantido até agosto de 2012. Uma das grandes bandeiras do executivo de José Sócrates está a ser alvo de ajustes, por parte do Ministério da Educação.

O Governo deu ordem de encerramento de nove Centros de Novas Oportunidades, decisão que já mereceu publicação em Diário da República, depois de na passada quarta-feira o executivo divulgar uma averiguação às candidaturas de financiamento intercalar já apresentadas.

Os nove centros faziam formação em oito cidades – Lisboa, Loures, Leiria, Portalegre, Montemor-o-Novo, Matosinhos, Torres Vedras, Moita. Trata-se de um processo de reajuste do projeto lançado por José Sócrates, com o objetivo de permitir aumentar a formação.

Esta correção na dimensão da rede surge num projeto levado a cabo pelo Governo de Passos Coelho, que pretende fortalecer o ensino profissional, sem que se verifiquem sobreposições. A aposta no ensino profissional irá reduzir a dimensão das Novas Oportunidades.

Em Diário da República, está já publicadas as extinções dos centros do Instituto Politécnico de Leiria, Escolas Secundárias de Montemor-o-Novo, de Gil Vicente (Lisboa), de Madeira Torres (Torres Vedras), de Sacavém (Loures), da Moita, Escola Básica de Leça do Balio (Matosinhos), Escola Superior de Educação de Portalegre e Agrupamento de Escolas de Pampilhosa e (Moita).

O projeto Novas Oportunidades foi lançado pelo Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, no governo liderado por José Sócrates. Apresentado a 14 de Dezembro de 2005, tem como objetivo “alargar o referencial mínimo de formação até ao 12.º ano de escolaridade para jovens e adultos”.

Em destaque

Subir