Animais

Nova Zelândia: 145 baleias morrem em praia da Ilha Stewart (com vídeo)

A sul da Nova Zelândia, 145 baleias-piloto deram à costa na Ilha de Stewart, na noite do passado sábado. Metade dos animais já estavam mortos quando as autoridades chegaram ao local. Os restantes tiveram de ser abatidos.

A longa fila de dois quilómetros, composta por 145 baleias mortas, foi encontrada no sábado à noite pelos elementos do Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

Entre o grupo, cerca de metade ainda estavam com vida, mas tiveram de ser abatidas. Uma decisão de “partir o coração”, explicou Ren Leppens.

Leppens, que é um dos elementos do Departamento de Conservação da Nova Zelândia, acrescentou que a a possibilidade desses animais voltaram ao oceano era “remota”.

“Diante da localização remota, da ausência de pessoal e da condição física e mental das baleias, a coisa mais humana de se fazer era a eutanásia”, explica, citado pela BBC.

O departamento esclareceu que este tipo de incidentes acontecem cerca de 85 vezes por ano mas que, na maioria dos casos, apenas um animal fica encalhado, não um grupo grande.

As razões possíveis para o sucedido são doença, erros de navegação, mudanças nas marés ou perseguição por predadores.

Veja as imagens.

Mais partilhadas da semana

Subir