Economia

Nova tecnologia permite à indústria aumentar produção e poupar energia

Inovação da TRUMPF em máquinas de corte a laser promete aumentar produtividade com redução de custos até 70 por cento na fatura energética. A inovação vai permitir às empresas do setor da indústria obterem mais velocidade na produção, pouparem no consumo de energia e nos custos das peças.

A multinacional de produção tecnológica acaba de lançar um novo processo em máquinas de corte a laser que permite a redução até 70 por cento no consumo de gás, em paralelo com a duplicação de produção de folhas

Em causa estão os processos de corte Highspeed Eco e Highspeed, que consistem num bico recém-projetado que aumenta a taxa de alimentação até 100 por cento para máquinas laser de estado sólido que empregam corte por fusão com nitrogénio.

Em paralelo, a potência do laser não precisa ser aumentada, o que faz com que não só a taxa de alimentação seja agora mais rápida, como também o processo de perfuração. Estes novos processos de corte também permitem um aumento de quase duas vezes na produção de folhas em comparação com o corte padrão.

Além disso, e graças ao design inovador do bocal, é usado menos gás no corte. Na prática, o processo Highspeed requer uma média de menos 40 por cento de nitrogénio e o Highspeed Eco de menos 70 por cento.

Estes novos processos são mais rápidos e utilizam menos gás, o que aumenta consideravelmente a rentabilidade da fusão de corte de aço suave com azoto. Além disso, o âmbito de aplicação é agora mais amplo para os lasers de oito quilowatts utilizados no corte por fusão. O laser agora pode cortar folhas tão grossas quanto doze milímetros, em vez de apenas dez milímetros como no passado.

Highspeed Eco e Highspeed podem agora ser usados em máquinas da série TruLaser 5000 equipadas com um laser de estado sólido de oito quilowatts. Em breve estará disponível para uso com laser de estado sólido de seis quilowatts. O processo Highspeed é caracterizado em máquinas na TruLaser Series 3000 equipado com um laser de seis-kilowatt de estado sólido. Muitas máquinas relativamente novas podem ser adaptadas com estes processos.

Em destaque

Subir