Nas Notícias

Apresentada plataforma que incentiva à dádiva de sangue através da tecnologia

sangue 2dador vodafone 600A plataforma ‘Dador’ foi apresentada nesta terça-feira, no Centro de Sangue e de Transplantação de Lisboa (Hospital Pulido Valente). A aplicação tem como objetivo incentivar à dádiva de sangue, através da tecnologia e das redes sociais.

Criada de raiz pela Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), a plataforma ‘Dador’ pode ser acedida a partir de uma aplicação para smartphones Android e iOS, através do website darsangue.pt e no Facebook.

Trata-se de uma ferramenta que fornece informações sobre o estado da reserva nacional de sangue, os grupos sanguíneos mais procurados em cada momento e os locais mais próximos para a dádiva.

Por outro lado, a plataforma permite comunicar e envolver toda a população que ainda não é dadora e informar o cidadão sobre as condições gerais de saúde para a dádiva.

Em caso de essas condições serem as adequadas, indica quando e onde poderá fazê-lo, com base na sua localização e disponibilizando-lhe a funcionalidade de definição da rota para o local da dádiva seleccionado.

Em caso de necessidade extrema de determinado tipo de sangue, como no caso de eventuais acidentes ou catástrofes, a plataforma possibilita também ao IPST accionar um alerta a toda a base de utilizadores registados compatíveis com o grupo sanguíneo em falta.

‘Dador’ permite uma interação contínua e mais eficiente entre o IPST e os atuais dadores, sendo que, com um simples registo, é possível configurar alertas específicos e ainda definir notificações diretas, caso se verifique um stock reduzido do tipo de sangue do dador.

A plataforma disponibiliza também informação útil sobre a dádiva de sangue e curiosidades sobre o sangue e grupos sanguíneos.

Em destaque

Subir