Apresentações/Novidades

Nova geração do Renault Clio chega já em novembro

clio01A mais recente geração do Renault Clio – modelo lançado pela primeira vez pela marca francesa em 1990 – chega ao mercado português no próximo mês, equipada com dois novos motores, com três níveis de equipamento e um preço-base de 13 800 euros.

São visíveis desde logo modificações estéticas, que são uma evolução da anterior geração, destacando-se as óticas e logótipo de maiores dimensões, uma grelha superior mais esguia, compensada por uma inferior maior que integra os espalhadores.

clio1

Os faróis diurnos LED reforçam a agressividade do conjunto, sendo que as linhas fluidas se prolongam até à parte posterior, com uma linha de cintura alta e novos grupos de farolins com um desenho completamente novo, que condiz com o novo óculo traseiro.

Para já o novo Clio só estará disponível na carroçaria de cinco portas, devendo chegar a de três portas dentro de alguns meses, prometendo um visual mais compacto e desportivo que o do modelo mais familiar, que é incrementado com o facto deste Renault possuir uma menor distância ao solo que o seu antecessor.

clio3

A estabilidade beneficia disso e também do facto das rodas estarem posicionadas mais nas extremidades da carroçaria, bem como uma suspensão redesenhada, para que se possa desfrutar da elasticidade dos novos motores.

O primeiro é o Enegy 1.5 dCi com 90 cv de potência, que incorpora uma série de novas tecnologias que, em última análise, fazem baixar os níveis de consumo (3,2 litros aos 100km) e emissões de CO2 (83g/km). Para isso contribui também um melhor binário que o anterior dC1 90 que equipa o Clio III.

Já o bloco Enegry TCe 90 é o primeiro três cilindros da Renault com turbocompressor. Além de um excelente binário, brilhante para um motor de 1,4 litros, permite um consumo médio de 4,3 litros aos 100 km, e emissões de CO2 de 99g/km.

Conforto e tecnologia a bordo

O novo Clio possui ainda um conjunto de soluções para ajudar o condutor a reduzir os consumos e as emissões de CO2, que é o caso do modo ECO. Activado através de um simples interruptor, este sistema possibilita, com alteração do desempenho do motor, uma redução do consumo até 10 por cento.

clio5

Além disso, indicadores do estilo de condução no painel de bordo (verde, amarelo, laranja) e de passagem de caixa (GCI – Gear Changes Indicator), ajudam o condutor a adaptar a sua condução de forma a otimizar os consumos; A aplicação Driving eco2, incluída no R-Link: fornece um completo conjunto de informações para ajudar o condutor a analisar a sua condução e aplicar as medidas corretivas para reduzir os consumos e as emissões de CO2.

O conforto é garantido em qualquer dois três níveis de equipamento – Confort, Confort, Dynamique S e Luxe – e com uma vasta panóplia de possibilidades de personalização.

clio2

Mas o habitáculo de série já é bastante atraente, e condizente com o visual exterior, destacando-se o desenho do painel de bordo, a consola central multimédia, as cores no interior, o velocímetro digital, assim como as aplicações de cromados e de preto brilhante no habitáculo.

A bordo, o novo Clio pode disponibilizar o mais moderno conjunto multimédia, sobressaindo o Renault R-Link, que é um tablet integrado, ligado ao automóvel e à internet, fazendo a ponte entre o automóvel e a vida quotidiana, conectando-a através dos serviços LIVE da Tom-Tom. Isso é possível através de um grande ecrã tátil de sete polegadas (18 centímetros), com comando vocal e, em estreia no mercado, um ecrã de acolhimento personalizável pelo cliente.

Já a conexão à eletrónica do automóvel permite, entre outras, acesso a uma função de eco condução avançada – Driving Eco2 – que analisa o comportamento do condutor e fornece os conselhos apropriados para a redução dos consumos.

clio6

Além do R-Link, presente apenas em algumas versões, a Renault disponibiliza ainda o sistema MEDIA NAV. Também com um ecrã tátil de sete polegadas (18 centímetros), engloba o rádio, tecnologia Bluetooth®, entradas USB ou jack na fachada do ecrã e integra a navegação Nav N Go com afixação em 2D ou em 3D (Birdview).

Em todas as versões está disponível, em estreia mundial, rádios Bluetooth® com sistema Renault Bass Reflex. Este equipamento permite que as baixas frequências sejam restituídas, na perfeição, sem distorção do som. A função Bluetooth® permite escutar música com uma excelente qualidade sonora, em audio-streaming, a partir de dispositivos portáteis.

À imagem da restante gama Renault, o mais jovem membro da família tem uma garantia de 5 anos ou 150 mil quilómetros, qualquer que sejam as versões. A primeira das quais é a Tce 90 Confort (13 800 euros), seguem-se a Tce90 Dynamique S (15 100 euros), Tce90 Luxe (16 300 euros), dCi 90 Confort (17 300 euros), dCi90 Dynamique S (18 600 euros) e dCi90 Luxe (19 800 euros).

Em destaque

Subir