Nas Notícias

A nova espécie de camarão batizada de Pink Floyd

Foi descoberta uma nova espécie de camarão, na costa do Pacífico no Panamá, que recebeu o nome de uma banda de rock and roll que todos conhecem: Pink Floyd.

O estudo, que contou com a participação da Universidade de Goiás, no Brasil, da Universidade de Seattle, nos EUA e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi publicado na revista científica ‘Zootaxa’.

O grande responsável pela atribuição deste nome à espécie, com nome científico Synalpheus pinkfloydi, foi Sammy de Grave, zoólogo do Museu de História Natural da Universidade de Oxford e um dos líderes da investigação, uma vez que é um fã da banda e já estava à espera de uma oportunidade para fazer algo deste género há algum tempo, de acordo com o ‘The Telegraph’.

“Eu ouço Pink Floyd desde que o [álbum] ‘The Wall’ foi lançado em 1979, quando tinha 14 anos. Ouvi-os a tocar várias vezes, inclusive no Hyde Park para o Live8 em 2005. A descrição desta nova espécie de camarão foi a oportunidade perfeita para honrar finalmente a minha banda favorita”, afirmou o cientista.

Esta espécie de camarão pertencem ao género “camarão-pistola”, devido à bolha de alta pressão que criam ao fechar uma das suas pinças e que ao difundir-se cria um som inacreditavelmente ruidoso, que é mesmo capaz de atordoar ou matar um peixe que esteja mais frágil ou mais pequeno.

Esta bolha criada pelo camarão, durante uns milésimos de segundo, chega a atingir os 4500 graus de temperatura, quase tão quente quanto a superfície do sol.

 

Em destaque

Subir