Mundo

Notícia do dia em Angola: Presidente parou no semáforo porque “ninguém está acima da lei”

O jornal O Guardião publicou uma notícia que surpreendeu os angolanos e qualquer cidadão que viva num Estado democrático. “Presidente da República mostra que ninguém está acima da lei” dá o título ao relato de João Lourenço a parar num semáforo.

É algo “que os angolanos nunca julgaram possível”. O novo Presidente, João Lourenço, parou porque o semáforo estava com a luz vermelha, noticia o jornal angolano.

“O Presidente da República, João Lourenço, fez ontem algo que os angolanos nunca julgaram possível, parou no semáforo, mostrando que num estado de direito e democrático como o nosso, embora jovem, há regras, e que ninguém está acima da lei, e que as leis são para serem cumpridas por todos”, refere o primeiro parágrafo.

Só que, logo a seguir, a mesma notícia revela que há quem ignore a lei e, se for preciso, até o Presidente fica para trás: “Ao se aproximar junto ao largo Primeiro de Maio, o carro presidencial parou no sinal vermelho, e os batedores (trânsitos motoqueiros que acompanham caravanas protocolares assim como a do Presidente da República), continuaram”.

Para O Guardião, este gesto de João Lourenço “dá uma indicação clara que a sua governação será pautada pelo cumprimento da Constituição e as leis vigentes no país”. Ao contrário de José Eduardo dos Santos, “que sempre foi acusado de atropelar e desrespeitar a Constituição e as leis do país, ao seu belo prazer”.

Em destaque

Subir