Economia

“Notícia da TVI dita a resolução do Banif”, diz Jorge Tomé

O antigo presidente do Banif, Jorge Tomé, revelou nesta terça-feira, durante a audição na comissão de inquérito, que a notícia da TVI levou a uma fuga de depósitos e “dita em definitivo o fenómeno da resolução do Banif”.

“Se não tivesse havido o episódio TVI, o Banif teria uma situação de liquidez normal”, afirmou hoje Jorge Tomé, durante a comissão parlamentar de inquérito. O antigo líder do banco referia-se a um rodapé de última hora da estação de Queluz, que dava conta do fecho do banco.

“Depois da notícia da TVI, na semana de 14 a 18 de dezembro, o Banif perdeu 960 milhões de euros de depósitos, 16 por cento da sua carteira de depósitos”, destacou ainda Jorge Tomé, durante a sua audição, na tarde desta terça-feira.

O ex-presidente executivo do Banif afirmou também que Bruxelas chegou a aprovar um plano de reestruturação, em junho de 2013.

“Este fenómeno TVI deixou o banco numa posição muito delicada, obrigando o Banif a recorrer às famosas ELA [linhas de liquidez de emergência]. E nunca o Banif teria recorrido a estas linhas, nem na pior fase”, sustentou ainda Jorge Tomé.

Recorde-se que no dia 13 de março aquele canal avançou em última hora que aquele banco iria encerrar, com potenciais perdas para depositantes com mais de 100 mil euros.

Em destaque

Subir