Mundo

EUA: Polícia mata menor que brincava com arma de plástico na rua

menor arma eua O pequeno Tamir Rice, um menino com 12 anos, brincava nas ruas com a sua pistola de plástico, apontando a quem passava numa rua de Cleveland, nos EUA. Dois polícias deram ordens para o adolescente levantar as mãos e pousar a ‘arma’, mas, perante a desobediência, dispararam duas vezes no abdómen. Os disparos acabaram por ser fatais.

A polícia de Cleveland, nos EUA, está sob fortes críticas, depois da morte de um menino com 12 anos de idade, que estava nas ruas a brincar com a sua arma de plástico, um brinquedo que era apontado às pessoas que passavam perto de um parque local.

Julgando tratar-se de uma arma real, dois agentes da polícia ordenaram a Tamir Rice que pousasse a pistola e levantasse os braços.

E perante a desobediência, os agentes dispararam por duas vezes, acertando na região do abdómen. Os tiros foram fatais para o menor, que viria a falecer.

Segundo um dos responsáveis da polícia de Cleveland, Ed Tomba, o menino foi baleado e sobreviveu até ser transportado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelas balas.

Ed Tomba realça ainda que o menor não apontou a arma aos polícias, nem foi ameaçador.

Os polícias alegam que receberam um telefonema de emergência, onde era feita uma denúncia para a presença de um menor que estaria a apontar uma arma para as pessoas, assustando-as.

No local, os agentes ficaram com dúvidas. Não tiveram a certeza de que se tratava de uma pistola de plástico e decidiram disparar.

Um dos agentes da polícia estava no primeiro ano de serviço. O outro era mais experiente e tinha mais de 10 anos de exercício daquelas funções.

Depois de analisada a pistola usada pelo menino, a polícia verificou que se tratava de um brinquedo. Era uma pistola que dispara pequenas bolas de plástico.

Essas armas de brincar costumam ser coloridas, para as diferenciar, mas Tamir Rice terá removido as partes que a coloriam, tornando a aparência do seu brinquedo mais real.

Entretanto, o presidente da associação de polícias de Cleveland, Jeff Follmer, destacou que os dois agentes desconheciam que a arma era irreal.

Foi aberto um inquérito ao incidente que provocou a morte de um menor. E, uma vez mais, a discussão sobre as armas vem à baila nos EUA.

Não são apenas as armas reais que suscitam discussão parlamentar. Há pouco tempo, uma deputada de Ohio, Alicia Reece, revelou que vai propor leis para as armas de brincar.

Em destaque

Subir