Desporto

Norueguês pede para ser desclassificado em gesto de fair-play na canoagem

“Em nome de um jogo limpo e justo”, a Federação de canoagem da Noruega pede que o seu atleta Eivind Vold, que ficou em terceiro lugar na prova de K1 5000 metros nos mundiais de canoagem, prova vencida por Fernando Pimenta, em Montomor-o-Velho, seja desclassificado devido a uma “irregularidade” que a própria equipa e o atleta detetaram.

A Federação pede que Vold seja desclassificado, deixando um pedido desculpas ao atleta Javier Hernanz, que ficou em quarto lugar, por “não dar o prazer de estar no pódio e receber a medalha de bronze perante público espanhol”.

Os noruegueses querem que a medalha seja retirada a Vold e seja entregue a Javier Hernanz.

Vold começou por ser desclassificado pelos responsáveis da prova mundial, que decorreu no final de semana, em Portugal, e que Fernando Pimenta venceu.

Porém, após serem revistas as imagens, verificou-se que o atleta não devia ser desclassificado pois teria passado de forma correta na quinta boia.

No entanto, os responsáveis da Noruega “foram informados por outros membros da equipa que foi a sexta e última boia que não foi corretamente ultrapassada pelo atleta, o que o vídeo oficial da corrida confirma”.

Face a isto, a Federação da Noruega pede que a medalha de bronze, relativa ao terceiro lugar, seja entregue a  Javier Hernanz, ele que é amigo de Vold, que espera ver a medalha com o espanhol pois “pertence-lhe”.

Em destaque

Subir