Tecnologia

Noruega é o primeiro país a abraçar o digital e a dizer adeus à rádio FM

A Noruega vai ser o primeiro país a dizer adeus às emissões de rádio FM, abraçando, definitivamente, a era do digital. O anúncio foi feito ainda em 2015, pelo Ministério da Cultura da Noruega, e o passo vai ser agora dado.

Tal como noticiámos aqui em 2015, a data para a transição do sinal FM para o DAB (Digital Áudio Broadcasting) vai acontecer na data prevista pelo governo norueguês, que se inicia no próximo dia 11, quarta-feira.

“Os ouvintes vão ter acesso a conteúdos rádio mais diversos e conseguirão ouvir com melhor qualidade de som e novas funcionalidades”, escreveram os responsáveis daquele governo num comunicado, ainda em 2015, altura que foi anunciada a intenção desta mudança.

Entre as várias vantagens que o serviço digital vai trazer, os responsáveis do governo norueguês destacam o menor custo de transmissão face ao sinal FM, que custará oito vezes menos aos cofres do estado.

Esta mudança vai acontecer gradualmente, iniciando-se na província de Nordland, a partir do dia 11, continuando progressivamente a ser implementado nas restantes 18 províncias, sendo que este processo deverá ficar concluído até 13 de dezembro.

Em destaque

Subir