Nas Notícias

Norte: ARS combate mortalidade infantil com novo sistema de monitorização

biberaoÀ disposição da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), está uma nova ferramenta de combate à mortalidade infantil, que vai aumentar o conhecimento sobre esta mortalidade, não só no norte, como em todo o país.

Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) tem à disposição um sistema que agiliza a monitorização e informação relativa à natalidade e mortalidade, revela o Portal da Saúde.

Este sistema – chamado ‘Mortalidades’ – resulta de uma nova estrutura de Saúde que a ARS Norte está a criar. O objetivo é evitar a mortalidade e salvaguardar elevadas percentagens de natalidade bem sucedida.

Ao aumentar o conhecimento clínico sobre a natalidade e mortalidade infantil, acredita-se que o sistema permitirá melhores resultados, não apenas no norte, mas em todo o país. Esse conhecimento será posteriormente utilizado na definição de metodologias de saúde.

Os médicos da ARS Norte terão acesso a dados registados desde 1996, o que lhes permitirá conhecer a evolução sobre a mortalidade e natalidade infantis.

A partir dessa informação, poderão aprofundar o conhecimento existente, desde distribuição geográfica, numa procura de informação que não está, ainda, disponível. Trata-se de uma nova geração de instrumentos que passam a estar ao dispor da comunidade médica.

O método ‘Mortalidades’ vai servir a ARS Norte e permitirá conhecer a evolução da mortalidade, ao longo dos anos. Mas poderá estender-se a outras Administrações Regionais de Saúde nacionais.

Em destaque

Subir