Mundo

Norte-americano vai a nadar para a Coreia do Norte, mas é detido pela do Sul

rio han Ansioso por reunir “com o líder supremo Kim Jong-un”, na Coreia do Norte, um norte-americano foi detido nas águas do rio Han por fuzileiros da Coreia do Sul. Uma fonte da Marinha diz que é o primeiro caso de um norte-americano apanhado a tentar “fugir para o Norte”.

Por que é que o norte-americano atravessa o rio? Para chegar ao outro lado. Foi o que esteve para acontecer no rio Han, não fosse o homem em causa ter perdido as forças.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, um norte-americano de origem árabe, com idade na casa dos 20 anos e cuja identidade continua por revelar, foi detido por fuzileiros da Coreia do Sul quando tentava atravessar o estuário que separa os dois países.

No interrogatório, o norte-americano terá explicado que pretendia encontrar-se com o chefe de Estado norte-coreano: “eu estava a tentar ir para a Coreia do Norte a fim de me reunir com o líder supremo Kim Jong-un”.

A tentativa, realizada durante a noite, foi frustrada pelos fuzileiros da Coreia do Sul, que intercetaram o jovem norte-americano.

“O homem estava a nadar em direção ao norte com a corrente quando ele se cansou e então boiou. Foi nessa altura que foi descoberto pela Marinha”, revelou uma fonte dos fuzileiros citada pelo Korea Herald.

A mesma fonte acrescenta que “esta é a primeira vez que um norte-americano tentou fugir para o Norte na área de Gimpo”.

Na Coreia do Norte, o destino dos cidadãos com passaporte dos EUA é incerto. Ainda há dois dias, Matthew Miller foi condenado, por espionagem, a seis anos de trabalhos forçados.

No ano passado, o regime norte-coreano prendeu dois norte-americanos: Jeffrey Fowle, que aguarda julgamento após ter deixado uma Bíblia no quarto de um hotel para estrangeiros, e Kenneth Bae, condenado por “atos hostis” a 15 anos de trabalhos forçados.

Em destaque

Subir