Motores

Norbert Michelisz campeão do WTCR no derradeiro confronto de Sepang

Norbert Michelisz sagrou-se campeão na Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) na derradeira corrida do fim de semana em Sepang.

Uma prova ‘anti-climax’, já que problemas no Honda de Esteban Guerrieri afastaram o argentino da disputa do cetro com o húngaro da Hyundai.

Na primeira corrida Michelisz arrancou como um ‘foguete’, isolou-se na frente, tirando partido numa aposta mista, com pneus ‘slick’ à frente e de chuva atrás, levando atrás de si Aurélien Panis.

Apesar de nas últimas voltas se ter debatido para manter o Hyundai dentro da pista o húngaro chamaria a si o triunfo, diante de um radiante Panis, sendo que Gabriele Tarquini garantiu o último lugar do pódio, apesar da forte pressão exercida por Esteban Guerrieri, cujo quarto o posto o manteve claramente na disputa pelo campeonato.

Yvan Muller também se mantinha na luta pelo cetro, depois de uma grande recuperação que o levou ao sexto posto, com o brasileiro João Paulo Oliveira, no terceiro Honda da KCMG, a impedir o francês da Link & Co de chegar à quinta posição.

Thed Bjork ficava fora da disputa pelo campeonato mercê de uma aposta em pneus de chuva quando a pista ainda estava seca, ficando molhada muito tarde para que o sueco da Lynk & Co tirasse partido desse facto.

A segunda corrida seria bem mais atribulada do que a primeira e muito por culpa de um acidente entre Nicky Catsburg e Yvan Muller na primeira volta, com o holandês da Hyundai a ‘abalroar’ o Linyk & Co do francês e a incendiar-se de seguida.

O incidente obrigou à interrupção da corrida, com a prova a ser retomada com uma grelha formada a partir das posições aquando do segundo setor do Circuito de Sepang. Isso fez com que Esteban Guerrieri, que liderava na altura em que foi mostrada a bandeira vermelha, fosse relegado para segundo atrás do seu compatriota Nestor Girolami.

Já Norbert Michelisz, que ficou em último após o incidente, partia do 13º posto para este recomeço, bem atrás de Yvan Muller, que partia de quinto.

Estava visto que a AL-Inkl Munnich Motorsport iria dar ordens de equipa para que Girolami deixasse passar o seu companheiro de equipa após a largada. E foi exatamente isso que aconteceu, enquanto Muller começava a ver o título fugir, pois não só não conseguia progredir na classificação com viria ainda a perder uma posição. O sexto lugar arredava-o da disputa do cetro na derradeira corrida.

Enquanto Mikel Azcona e Johan Kristofferssson realizavam uma corrida notável, deixando para trás Nestor Girolami, acompanhando Esteban Guerrieri no pódio final, Norbert Michelisz limitava as perdas ao recuperar alguns lugares e pontos, terminando entre os oito primeiros.

O título ficava por decidir na derradeira corrida, onde um arranque fulgurante permitiu a Guerrieri supreender Michelisz, que largava da ‘pole-position’ e foi perdendo terreno para o argentino da Honda, vendo-se depois também suplantado por Azcona e Kristoffersson.

As emoções não ficavam por aqui, pois o espanhol da Cupra partia em busca de Guerreiri, acabando por ganhar o comando ao sul-americano, que passou a ser pressionado por Kristoffersson, numa situação que devolvia Michelisz a posição de campeão.

O Honda de Esteban Guerrieri foi perdendo andamento e a perda da segunda posição para Johan Kristoffersson foi inevitável. O ‘golpe de misercórdia’ na luta pelo título para o argentino aconteceu quando Norbert Michelisz lhe ganhou a terceira posição.

Embora o húngaro viesse a ser ultrapassado por Kevin Ceccon e Frederic Vervisch, para Guerrieri o campeonato estava perdido, já que depois de perder várias posições acabou por ir às boxes, vindo a abandonar ingloriamente.

A vitória nesta derradeira corrida viria a sorrir a Kristoffersson, cujo Volkswagen se mostrou mais eficaz do que o Cupra de Azcona, que se viu pressionado por Ceccon. O italiano chegou a passar por duas vezes o espanhol, que conseguiria recuperar o segundo posto na última curva.

Depois de ter terminado muito longe dos pontos na primeira corrida, Tiago Monteiro esteve melhor no segundo confronto, chegando a rodar entre os dez primeiros, antes de perder duas posições antes do final da prova. Mas o melhor o melhor resultado do fim de semana acontecer na derradeira corrida, onde realizou uma boa ascensão e terminou na sétima posição.

Classificação

Corrida 1
1º Norbert Michelisz (Hyundai)10 voltas
2º Aurélien Panis (Cupra) + 2,446s
3º Gabriele Tarquini (Hyundai) + 10,009s
4º Esteban Guerrieri (Honda) + 10,878s
5º Yvan Muller (Lynk & Co) + 11,287s
Corrida 2
1º Esteban Guerrieri (Honda) 11 voltas
2º Mikel Azcona (Cupra) + 1,023s
3º Johan Kristoffersson (Volkswagen) + 1,368s
4º Nestor Girolami (Honda) + 2,198s
5º Kevin Ceccon (Alfa Romeo) + 2,313s
Corrida 3
1º Johan Kristoffersson (Volkswagen) 14 voltas
2º Mikel Azcona (Cupra) + 2,026s
3º Kevin Ceccon (Alfa Romeo) + 2,182s
4º Frederic Vervisch (Audi) + 4,296s
5º Norbert Michelisz (Hyundai) + 9,297s

Em destaque

Subir