TV

Nokia faz vídeo para marcar o seu regresso ao mercado dos dispositivos

nokia_dispositivos_moveis

A Nokia ‘desapareceu’ do mercado dos dispositivos móveis há já algum tempo, por via da aquisição feita pela Microsoft. A Nokia passou a centrar o seu potencial nas redes móveis, onde pretende ombrear com a Ericsson e a chinesa Huawei.

A marca finlandesa sempre se destacou no mundo dos dispositivos móveis, no foi líder no mercado durante longos anos. Mesmo no seu período menos bom – quando se iniciou no mundo Windows Phone para abandonar o Symbian – a marca conseguiu inovar, ao apresentar smartphones com poderosas câmaras, como foi o caso do Lumia 1020 e até mesmo o 808, que iniciou a tecnologia revolucionária da câmara, PureView.

No entanto, o Windows Phone nunca cresceu como o previsto e as contas da marca foram cedendo, acabando por ser absorvida pela Microsoft, num valor a rondar os 7 mil milhões de euros.

A Nokia nunca abandonou a ideia de voltar ao mercado onde foi líder, e isso ficou vincado na parceria com um fabricante chines aquando do lançamento do Tablet, Nokia N1. No entanto, o lançamento de dispositivos contendo a marca Nokia, nunca seria possível antes de terminar o acordo com a marca de Redmond.

O acordo previa que a Nokia não poderia voltar a lançar dispositivos móveis antes de 2016. Esse acordo termina este ano e, segundo um vídeo agora publicado pela própria Nokia, o regresso aos dispositivos móveis (e não só) poderá começar a acontecer agora.

Como ficou vincado no lançamento do Nokia N1, o ano passado, tal surgimento da marca deverá acontecer na plataforma da Google, com o Android. Aliás, deverá ter sido nesse aspeto que a marca finlandesa falhou quando quis, demasiado tarde, abandonar o Symbian e não ter embarcado logo no Android. Mas como diz o ditado: ‘águas passadas não movem moinhos’.

O vídeo agora publicado pela Nokia dá-nos a entender que a marca deverá entrar no mercado dos smartphones, tablets, Wearables e internet das coisas.

 

Em destaque

Subir