Tecnologia

Nokia quer transportar toque de telemóvel para tatuagem sensitiva

nokia_2O primeiro passo está dado, com o registo da patente, mas a Nokia não está a desenvolver ainda a tecnologia: uma tinta colocada no corpo, como uma tatuagem, que permite uma sensação física, em vez de um sonoro toque de telemóvel. A marca finlandesa harmoniza o corpo e a máquina, com magnetismo, desenvolvendo uma ideia de potencialidades ainda desconhecidas.

Para já, trata-se do registo de uma simples patente (formalidade cumprida nos EUA) e a marca finlandesa de telemóveis e smartphones não está a desenvolver a ideia. Mas a Nokia pretende adiantar-se em relação à concorrência.

Esta espécie de tatuagem que permite avisar que alguém nos está a telefonar representa algo mais do que uma inovação tecnológica: é a harmonia total entre o corpo e a máquina. Um telemóvel transporta emoções, mas não tarda irá provocar sensações físicas (muito para além da comum vibração que qualquer telemóvel oferece).

A expressão ‘sentir o toque’ ganha uma nova dimensão. Não se trata de um toque humano. A Nokia quer que o toque de um smartphone se sinta, graças a uma tinta que o corpo carrega.

A tecnologia funciona de forma simples: o corpo de qualquer utilizador que use produtos desta marca é pintado com uma tinta magnética, que gera uma reação física, diferente, consoante se tratar de uma mensagem ou de uma chamada telefónica. É uma tatuagem que comunica com o utilizador, de forma diferente das tatuagens convencionais. Essa tinta, graças ao seu magnetismo, torna-se transmissora de estímulos no corpo humano.

Não se conhecem as verdadeiras potencialidades desta tatuagem da Nokia, virtudes que podem estar guardadas no segredo dos deuses. Certo é que a patente foi registada e a Nokia faz jus ao seu lema (‘connecting people’) de uma forma diferente.

O telefone deixa de tocar e passa a tocar-nos. O corpo é invadido com uma tinta que nos liga a uma máquina. Tecnologia já vista em ciências como a medicina, mas que nunca entrara no mercado da comunicação de massas.

Em destaque

Subir