Tecnologia

Nokia: Prejuízos passam de 368 milhões para 1.400 em apenas 12 meses

nokia_2Finlandesa continua a cair quer nas vendas quer na cota mundial. Quebra no comércio de smartphones são a principal razão para o ‘pesadelo’.

A Nokia continua a apresentar prejuízos fora do comum, se olharmos para aquilo que é a história da empresa. A companhia finlandesa apresentou esta quinta-feira o relatório do segundo trimestre deste ano, e as notícias não são nada famosas.

Em apenas 12 meses, a Nokia passou dos 368 milhões de euros de prejuízo para os 1.400, praticamente quatro vezes mais. Esta quebra provém das quebras na venda de smartphones, cerca de 35 por cento, num dos mercados onde a finlandesa mais apostou nos últimos tempos.

Contudo, não há só más notícias. Ao contrário do que era esperado pelos especialistas, a finlandesa conseguiu cerca de 84 milhões no total do valor conseguido com a venda de aparelhos, o que fica assim acima do previsto.

Atualmente, na venda de smartphones, a Nokia tem uma cota de cerca de 30 por cento, quando há quatro anos atrás situava-se nos 40, fazendo da companhia, nessa altura, a marca mundial que mais telemóveis vendia. Recorde-se que a empresa perdeu o primeiro posto em 2011, para a Samsung, atual líder mundial na venda de smartphones. Há 14 anos que a Nokia era número um, após ter ultrapassado a Motorola, em 1998.

Recentemente, a companhia anunciou o despedimento coletivo de 10 mil funcionários, até final de 2013, fruto de uma reestruturação interna (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir