Tecnologia

Nokia: Considerada ‘lixo’, finlandesa quer vender o ‘luxo’

vertu_1A Nokia parece continuar nas ruas da amargura. Empresa finlandesa, que viu o ‘rating’ baixado a ‘lixo’ recentemente, pretende agora vender uma unidade de fabrico de telemóveis de luxo, alguns vendidos por mais de 240 mil euros.

Após ter visto o seu rating colocado no patamar de ‘lixo’, e após ter apresentado prejuízos relativos a 2011 na ordem dos 929 milhões de euros (saiba mais aqui), a Nokia pretende agora continuar a sua reestruturação. Para tal, a empresa finlandesa quer vender a Vertu, uma unidade que fabrica telemóveis de luxo.

Os mesmos são fabricados à mão, e podem ultrapassar mais de 240 mil euros no mercado. Alguns têm mesmo metais preciosos decorativos, algo que faz com que os aparelhos se tornem quase autênticas obras de arte.

A Permira, uma empresa que já é proprietária de marcas como Hugo Boss, está na frente das maiores interessados na compra da Vertu, num negócio que pode chegar aos 200 milhões de euros.

Na semana passada, e segundo a Strategy Analytics, uma empresa de consultoria, a Nokia perdeu para a Samsung o poderio na venda de telemóveis nos primeiros três meses de 2012. O relatório da consultora revela que a finlandesa vendeu menos 10 milhões de 800 mil unidades que a sul-coreana. O primeiro lugar é assim perdido pela Nokia, algo que já não acontecia desde 1998, quando ultrapassou a Motorola nas vendas, tendo permanecido 14 anos no topo. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir