Tecnologia

Nokia com prejuízos na ordem dos 929 milhões de euros

nokia_2Por ventura há uns anos era um cenário impensável mas certo é que os resultados são oficiais e foram esta semana conhecidos. A finlandesa, que durante anos foi a líder mundial no mercado dos telemóveis, obteve prejuízos recorde no primeiro trimestre de 2012.

Eram números já esperados pelos analistas, mas não tão maus. A Nokia revela esta quinta-feira os resultados do primeiro trimestre de 2012, resultados esses que assustam.

De janeiro a março foram cerca de 929 milhões de euros de prejuízo e uma queda de vendas na ordem dos 30 por cento. Neste período e empresa finlandesa vendeu 83 milhões de telemóveis, no ano passado foram 108 milhões.

Esta quebra está inevitavelmente relacionada com a perda do poderio no mercado dos telemóveis. A entrada de outras marcas, principalmente no segmento dos smartphones, como a Apple ou a Samsung, que apostam em sistemas iOS e Android, faz com que a Nokia, que utiliza sistema Windows, continue a ser fortemente afetada nas vendas.

Na verdade, os indicadores têm vindo a demonstrar isso mesmo. Em setembro de 2011, a empresa finlandesa fechou, entre outras, uma fábrica na Roménia. Só nessa altura, cerca de 3.500 pessoas foram para o desemprego.

Contudo, e segundo os responsáveis, há uma explicação. A empresa tem vindo a reestruturar completamente os quadros e os processos internos. Já em finais do ano passado, Stephen Elop, CEO da Nokia, afirmava isso mesmo e previa um futuro risonho: “Vamos surgir no mercado de uma forma mais competitiva”. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir