Tecnologia

Nokia com Android também vai incluir dispositivos premium

A Nokia prepara-se para regressar ao mercado dos dispositivos móveis. Prevê-se que essa chegada (e apresentação) aconteça durante o Mobile World Congress, que acontece em fevereiro do próximo ano.

A Nokia vai entrar no mercado, inicialmente, com dispositivos de gama média. No entanto, não se pense que a parceria com a HMD Global seja apenas para o lançamento de dispositivos mais básicos e acessíveis.

A Nokia tem na manga o mercado premium, aquele que hoje é dominado por Apple, Samsung ou Huawei. Apesar de a Nokia e a HMD global estarem a olhar para mercados emergentes, com o intuito de ganhar utilizadores, a verdade é que o segmento premium é o que reúne mais preferências nos maiores mercados, como o europeu e americano.

A rede social chinesa, Weibo – conhecida por antecipar lançamentos de várias marcas, mostrou uma imagem de um tal Nokia P, que seria um dos topos de gama da finlandesa.

Segundo a mesma fonte, o equipamento teria umas características técnicas em linha com o que de melhor há no mercado. Ecrã QHD, processador Snapdragon 835, 6GB de RAM, câmara de 23MP com lentes Zeiss e, claro está, com o Android Nougat.

Apesar disso, este equipamento não seria apresentado já no início de 2017, mas mais lá para a frente. A verdade é que faz sentido entrar num mercado como o dos smartphones ombreando com as marcas grandes com dispositivos semelhantes.

De outra forma, será complicado ter força num mercado de gama média onde marcas chinesas, como a Xiaomi, por exemplo, apresentam excelentes equipamentos a preço muito competitivos. Sem dúvida que o mercado premium deve ser o foco, maias tarde ou mais cedo.

Em destaque

Subir