Motores

Noites (quase) perfeitas de Paul Di Resta em Misano

Paul di Resta teve um fim de semana quase perfeito em Misano, onde prosseguiu o popular Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM).

O escocês da Mercedes impôs-se na primeira corrida realizada sábado à noite no traçado italiano da costa do Adriático e no domingo concluiu o confronto – ganho por Joel Eriksson – na sexta posição.

Di Resta, que disputa o título deste ano com o seu companheiro de marca Gary Paffett, resistiu ao seu rival, comandante do campeonato, que tinha subido ao segundo lugar antes das obrigatórias paragens nas boxes para troca de pneus. Mas logo depois o inglês abandonou depois de uma colisão com Edoardo Mortara, outro dos pilotos de ponta das ‘fileiras’ da Mercedes.

A situação de ‘safety car’ que se seguiu permitiu a Daniel Juncadella e a Augusto Farfus chegarem à frente da corrida, mas foi Phillip Enge – que partira apenas do 18º lugar da grelha – quem tirou vantagem do recomeço da prova. O austríaco da BMW conseguiu surpreender Paul di Resta, antes do antigo piloto da Force India na F1 recuperar em definitivamente o comando da prova.

Enge viria a atrasar-se permitindo que Robin Frinjs, o melgor representante da Audi, e Edoardo Mortara se juntassem a Di Resta no pódio final, com Loic Duval e Nico Muller a completarem o top cinco.

Já a prova de domingo à noite foi diferente, com Eriksson (de apenas 20 anos) a somar a sua primeira vitória de sempre no DTM, numa corrida onde se destacou o estreante Alex Zanardi. É que aos comandos de um BMW M4 DTM com comandos no volante – o italiano viu ambas as pernas amputadas depois do acidente de IndyCar em 2004 – o antigo piloto da Lotus e Williams na Fórmula 1 teve uma atuação brilhante que o levou à quinta posição final.

Tal como sucedeu no sábado esta segunda corrida do fim de semana foi marcada pela entrada em pista do ‘safety car’, devido à má colocação do Mercedes de Lucas Auer na gravilha de uma escapatória após despiste. A pista húmida fez com que vários pilotos fossem surpreendidos por um asfalto escorregadio. O que não foi o caso de Joel Eriksson.

O jovem sueco conseguiu um último terço de corrida perfeito, conseguindo resistir à forte pressão exercida por Edoardo Mortara, segundo no final, com René Rast a ser desta vez o melhor homem da Audi no último lugar do pódio. Robin Frijns veio logo atrás, com Zanardi a fechar o top cinco após um brilhante quinto posto depois de partir apenas de 19º, mostrando que ‘velhos são mesmo os trapos’.

Aqui fica o resumo do primeiro confronto.

Em destaque

Subir